quarta-feira, 20 de dezembro de 2017

HOMENAGEM A HERÓI DA REVOLUÇÃO DE 1932 DA CIDADE DE BOCAINA



     No dia 27 de Outubro de 2017, os Deputados Estaduais Celso Nascimento e Chico Sardelli protocolaram na Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo o Projeto de Lei nº 997 dando o nome de "Ruytemberg Rocha", herói paulista da Revolução de 1932, ao Vigésimo Sétimo Batalhão de Polícia Militar do Interior (27º BPM/I)
      Ruytemberg Rocha nasceu em São João da Bocaina (atual município de Bocaina – SP) em 19 de janeiro de 1908. Filho de Ozório Corrêa da Rocha e de Julita Simões Rocha.       Após cursar suas primeiras letras em sua cidade natal, ainda jovem, ingressou no Centro de Instrução Militar (CIM) da Força Pública, atual Academia de Polícia Militar do Barro Branco da Polícia Militar do Estado de São Paulo (PMESP). 



      Durante toda a sua passagem pela APMBB destacou-se pela enorme capacidade intelectual, habilidades de comando, e por sua pró-atividade no desenvolvimento das mais diversas tarefas enquanto cadete da Milícia Bandeirante.

     Acendido o estopim da Revolução Constitucionalista de 1932 com a morte dos quatro participantes da manifestação de 23 de Maio (Martins, Miragaia, Dráusio e Camargo), e, posteriormente, com a morte de Alvarenga, a Força Pública do Estado de São Paulo, a exemplo de todos os nobres voluntários paulistas, mobilizou todo o seu efetivo na luta pela democracia e contra o autoritarismo.
     O Centro de Instrução Militar foi extinto, a contar de 8 de julho de 1932, e todo o seu efetivo foi remanejado para os batalhões de reserva da Força Pública, os quais formaram o numeroso Exército Constitucionalista.
     Os alunos dos cursos básicos de formação de soldados, cabos e sargentos foram mobilizados como tropa, enquanto os alunos do curso de formação de oficiais seguiram como oficiais comissionados junto aos diversos batalhões de voluntários.
     Nos três meses de combate da Revolução Constitucionalista de 1932, o efetivo do Centro de Instrução Militar ofereceu ao Brasil o seu tributo de sangue com o sacrifício de três alunos: António Ribeiro Junior, Manuel dos Santos Sobrinho e Ruytemberg Rocha, destacando-se dentre eles o Cadete PM Ruytemberg Rocha.
     Ruytemberg Rocha, cadete do último ano do Curso de Formação de Oficiais, seguiu para o setor sul comissionado como Tenente no Batalhão de Voluntários Marcílio Franco, com a missão de defender o setor de trincheiras que dominavam o cemitério da cidade de Buri, interior de São Paulo. Durante todo o período em que permaneceu à frente de sua companhia de voluntários, Ruytemberg Rocha, militar dedicado, admirado por seus superiores e exemplo para os seus pares e subordinados, comandou com maestria seus homens, incutindo nos mesmos aspectos de disciplina, honra, caráter, civismo e patriotismo.
     Aos 24 anos, no seu primeiro combate, com sua tropa sob incessante ataque da infantaria e da artilharia getulista, já sem meios materiais e quando fraquejavam os voluntários, na tentativa de galvanizar seus homens, Ruytemberg foi ferido mortalmente com um tiro na cabeça, falecendo instantaneamente, no dia 26 de julho de 1932. O combate nas trincheiras do cemitério de Buri – SP, considerado um dos mais duros da Revolução Constitucionalista, durou cerca de 17 horas e constituiu um duro golpe ao Estado Revolucionário.





     No dia 22 de novembro, em Solenidade na Cidade de Bocaina, o 27° BPM/I foi presenteado pelo Presidente do CONSEG "Ruytemberg Rocha", com uma certidão de nascimento do Herói maior de nossa região  





     O projeto está em tramitação pela Assembléia, com previsão de aprovação para o mês de março de 2018.




Nenhum comentário:

Postar um comentário