segunda-feira, 18 de dezembro de 2017

15 DE DEZEMBRO - ANIVERSÁRIO DE 186 ANOS DA POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE SÃO PAULO.

15 de dezembro de 2017, Solenidade de Valorização Policial Militar, na Câmara dos Vereadores de Jahu, onde além das Homenagens aos Policiais Militares que se destacaram nos meses de Junho à Novembro 2017, foi comemorado o Aniversário de 186 anos de existência da Policia Militar do Estado de São Paulo.



Sua fundação se deu em 15 de dezembro de 1831, através de uma lei da Assembleia Provincial, promulgada pelo presidente da Província, Brigadeiro Rafael Tobias de Aguiar, surgindo o Corpo de Guardas Municipais Permanentes. 

O Corpo de Guardas Municipais Permanentes, composto de cem praças a pé e trinta a cavalo, formou os primórdios da Polícia Militar do Estado de São Paulo, em atendimento ao decreto Imperial baixado pelo Regente Feijó, daí surgiu parte da letra da Canção da Polícia Militar, os 130 de 31. 
Tobias de Aguiar tornou-se o patrono da corporação, que durante anos foi conhecida como Força Pública do Estado de São Paulo, composta pela Guarda Nacional, Marinha, Exército e Corpo de Bombeiros. 
Entre 1838 e 1897, Corporação Policial Militar Paulista teve participação em conflitos como Guerra dos Farrapos, Revolução Liberal de Sorocaba, Guerra do Paraguai, Revolta da Armada, Revolução Federalista e Campanha de Canudos. 
Os defensores do Estado foram também conhecidos por diversos nomes como Força Policial, Corpo de Municipais Permanentes, Força Policial, Corpo de Municipais Provisórios, Brigada Policial e Guarda de Polícia. Porém, foi com o nome de Força Pública que a corporação saiu vitoriosa de eventos históricos no século XX. 
Em 9 de abril de 1970, após unificação da Força Pública com a Guarda Civil de São Paulo, a policia paulista recebeu o nome de Polícia Militar do Estado de São Paulo. 
A Policia Militar presta serviços dentro do cumprimento rigoroso das leis e da Constituição Brasileira. 
Seus integrantes são denominados militares estaduais, assim como os membros do Corpo de Bombeiros Militar de São Paulo. Atualmente, em efetivo, é a maior polícia do Brasil e a terceira maior Instituição Militar da América Latina, contando com aproximadamente 90 mil policiais.



Nenhum comentário:

Postar um comentário