sexta-feira, 1 de dezembro de 2017

SIPAT - SEMANA INTERNA DA PREVENÇÃO DE ACIDENTES DE TRABALHO 2017 "SINDROME DE BURNOUT"


No dia 30 de novembro de 2017, foi realizada na sala de aula da sede do 27º Batalhão de Polícia Militar do interior, palestra com o Senhor "Uriel de Carvalho", psicólogo formado pela Universidade São Marcos de São Paulo, orientando o efetivo do batalhão sobre a síndrome de Burnout.




A Síndrome de Burnout (do inglês to burn out, Algo como queimar por completo), também chamada de Síndrome do esgotamento Profissional, foi assim denominada pelo psicanalista nova-iorquino Freudenberger, após constatá-la em si mesmo, no início dos anos 1970.
Seria o desejo de ser o melhor e sempre demonstrar alto grau de desempenho, outra fase importante da síndrome: o portador de Burnout mede a autoestima pela capacidade de realização e sucesso. O que tem início com satisfação e prazer termina quando esse desempenho não é reconhecido. Nesse estágio, a necessidade de se afirmar e o desejo de realização se transformam em obstinação e compulsão; o paciente nesta busca sofre, além de problemas de ordem psicológica, forte desgaste físico, gerando fadiga e exaustão. É uma patologia que atinge membros da Área da Saúde, Segurança Pública, setor bancário, Educação, Cartorários, Tecnologia da informação, Gerentes de Projetos, profissionais da saúde em geral, jornalistas, advogados, analistas de TI, pilotos, bioquímicos, professores e até mesmo voluntários.




Participaram da palestra vinte e oito policiais militares desta unidade.





Nenhum comentário:

Postar um comentário