Google+ 27º BPM/I: BRASÃO

BRASÃO

    

    O Brasão será um escudo Português clássico semi partido e cortado, tendo no primeiro campo,de goles (vermelho), que simboliza a audácia, grandeza e espírito de luta, duas pistolas cruzadas em ouro, que é emblema de Polícia Militar. 
    No segundo campo, em prata, que simboliza o ideal, o dever e a lealda - de,o escudo da Polícia Militar do Estado de São Paulo (que é parte do Brasão da Polícia Militar), para particularizar nossa Corporação.
    No terceiro campo em blau (azul) simbolizando a epopeia de João Ribeiro de Barros, externando justiça, nobreza, perseverança, zelo e lealdade deste piloto jauense, o hidroavião "JAHU", em goles (vermelho), batizado com este nome em homenagem à sua terra natal, cidade de Jahu, e que, à época junta - mente com o tenente João Negrão, da Força Pública de São Paulo, o Capitão Newton Braga,do Exército Nacional e o mecânico, Vasco Cinquini, assombraram o mundo com seu feito, transpondo o Oceano Atlântico, saindo da Itália e pousando em águas brasileiras em 28 de abril de 1927. 
   Além do hidroavião "JAHU", que homenageia o piloto João Ribeiro de Barros e caracteriza o município, ornamentam o campo à destra e à sinistra respectivamente um ramo de cana de açúcar e um ramo de café, em suas cores naturais, posto em aspas representando elementos importantes na agricultura, que, juntamente com as indústrias, simbolizadas por uma construção estiliza da, dotada de duas chaminés, tudo em prata, proporcionam o desenvolvimento da região. 
   Sobreposta aos ramos na parte inferior do campo, uma faixa ondulada em prata, representando os Rios Jaú, Tietê e Córrego da Figueira, os quais proporcionam o transporte, o turismo e fonte de energia. 
    Como timbre, um leão rompante em ouro, apoiado sobre um virol em vermelho e prata, empunhando um gládio, com punho de ouro e lâmina de prata. 
Num listel de goles (vermelho), em letras de prata, a legenda: 
"27º BATALHÃO DE POLÍCIA MILITAR DO INTERIOR" 

(Publicado no Boletim Geral nº 156 de 20 de Agosto de 1987) 

(O Brasão do 27ºBPM/I, foi idealizado pelo 2º Ten José Daniel Garcia e desenhado pelo 1º Sgt Ref PM Francisco Romildo de Castro)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

CANAL DO YOUTUBE