HISTÓRIA DO 27º BPM/I


     Nossa história inicia-se em 1857, quando uma representação de moradores encabeçada por Francisco Gomes Botão, através da Câmara Municipal de Rio Claro, pede por uma autoridade pública local para conter malfeitores e assassinos expulsos de outros lugares e que viajavam impunes, o que determinou que, por ato do presidente da província, o incipiente povoamento fosse elevado a Distrito de paz, passando a ter na figura de um de seus fundadores, o Capitão José Ribeiro de Camargo, sua primeira autoridade, que dispunha como cadeia pública, de uma palmeira no Largo da Matriz, onde os presos eram amarrados com um laço.

     Alguns anos se passaram e, em 1868, a recém emancipada Vila de Jahu é promovida a Termo Judiciário e passa a ter um Destacamento. Para sediar o quartel e a cadeia, foi comprada uma casa com 60 palmos de frente por 80 de fundos e um puxado na frente, nossa primeira sede, localizada numa esquina da atual rua Edgard Ferraz com o Largo da Matriz.

     O comando e a função de delegado de Polícia, que na época não existia como carreira, dessa forma exercida por Oficiais da Milícia ou da Guarda Nacional, ficaram a cargo do Tenente Antônio Manoel de Moraes Navarro, ex-combatente da Revolução Liberal de 1842 ao lado do Padre Diogo Antônio Feijó e do Brigadeiro Rafael Tobias de Aguiar.

     Cabe esclarecer que quando a Guarda Nacional foi criada, era a forma que se dispunha para conceder graus honoríficos a quem os almejasse e tivesse disponibilidade financeira para receber a distinção da Pasta da Justiça e Negócios do Interior, através de patentes dos postos de alferes a coronel, do que se valeram vários expoentes de famílias como os Carvalho e os Almeida Prado, os quais acabavam exercendo funções públicas como a magistratura, a vereança, a chefia do executivo e o próprio comando do aparato policial.

     O período foi marcado pela guerra com o Paraguai, incorporando o efetivo disponível ao Exército, o que levou ao recrutamento de uma Legião de Voluntários que integrava o Corpo Policial Provisório e que fazia a segurança das cidades provincianas.

     Por volta de 1872, devido à insegurança das instalações, o Tenente Lourenço de Almeida Prado, ainda mantinha os presos com ferros no pescoço, tratamento igualmente destinado aos componentes insubordinados do efetivo sob seu comando.

     Quando o Coronel Francisco de Paula Almeida Prado Filho assume o Destacamento em 1876, reclama a substituição dos guardas policiais por milicianos da força de linha, que entendia serem mais disciplinados, o que se resolveria com a instalação de um destacamento da 3ª Companhia do Corpo Policial Permanente, atual Polícia Militar.

     No ano de 1879, quando as grandes fazendas da Terra Roxa enriqueciam seus proprietários, através do trabalho escravo de aproximadamente mil pessoas, teríamos a ocorrência de maior dramaticidade da história policial; Um negro fugido de uma fazenda alcança a casa de uma família residente em um sítio, onde violenta a mulher e mata o casal e os três filhos menores a golpes de machado. Recolhido à cadeia, nenhuma autoridade é capaz de conter a população que arrebenta as portas e janelas, retirando o Criminoso que é levado à praça, linchado, atado à cauda de um cavalo e arrastado aos gritos da multidão.

     Em 1887 o comandante do Destacamento da Milícia Paulista era o Alferes Teófilo de Assis Lorena, com um efetivo fixado em 35 praças, mas que na verdade não chegava a 15, levando-o, já nos idos de 1900, a ser comandado por um Sargento. Tal situação se dava pelo clima de instabilidade social, a culminar em campanhas como a de Canudos, no interior da Bahia, e que exigiam apoio de São Paulo

     A precariedade das instalações daquele primeiro prédio exigia um local apropriado à detenção dos infratores, o que se somou ao estado de ruínas em que se encontrava o prédio da Câmara Municipal, determinando a construção de um edifício, inaugurado em 16 de junho de 1891, no local onde se encontra a atual prefeitura, e que sediou tanto a municipalidade, como o quartel da Força Militar, a cadeia e o Judiciário.

     Essa integração física de atividades mostrou-se inconveniente, sendo então construído um sobrado na rua Riachuelo, inaugurado em 27 de abril de 1908 para abrigar a Delegacia da recém criada Polícia Civil e o Destacamento da Força Pública, que fora reestruturada em quatro Batalhões de Infantaria.

     Em 1924 o movimento tenentista insuflava os quartéis por ideais de cidadania, contra a oligarquia, promovendo nossa participação junto à coluna Miguel Costa, que veio a correr pelo país difundindo princípios democráticos.

     Três anos após teríamos, na figura do Tenente João Negrão, a participação no maior marco para a história de Jaú, quando da travessia do Atlântico pelo valoroso Comandante João Ribeiro de Barros.

     Mais tarde, em 1932, pertencíamos ao 4º Batalhão de Caçadores Paulista, no momento em que a Força Pública, cujo valor tomara destaque no desfecho da Revolução de 1930, se levanta em comunhão com o povo para clamar pela Constituição Brasileira, alijada pelo autoritarismo mascarado de Getúlio Vargas. Muitos dos nossos caíram em combate.

     No cenário mundial também fomos chamados para pôr à prova nosso destemor e combatividade, quando em 1945 a Força Policial era novamente levada ao campo de batalha, agora pela Força Expedicionária Brasileira, em Alexandria, no norte da Itália, contribuindo para o regresso vitorioso dos pracinhas da II Grande Guerra.

     O mundo desperta dos horrores da guerra para o ideal humanitário e pudemos nos dedicar mais à segurança e à paz de nossas comunidades.

     O desenvolvimento faz instalar-se em Jaú uma Companhia de Policiamento, que em 1966 figura-se como a 1ª CIA do 4º Batalhão Policial, designada após alguns anos como 3ª CIA.
     Tornara-se imprescindível adequar-nos à dinâmica local, dessa forma, por força do Decreto nº 24.572 de 27 de agosto de 1985, instala-se em 03 de abril de 1986, na cidade de Jaú, o Vigésimo Sétimo Batalhão de Polícia Militar do Interior.

Inauguração do 27º BPM/I

A instalação do Batalhão, fisicamente, ocorreu na Praça Jorge Tibiriça s/nº - Centro – Jaú/SP.
Primeiras instalações do 27º BPM/I em Jaú
   O efetivo inicial do Batalhão, publicado no anexo do Boletim nº 77 de 25 de abril de 1986, estipulava um total de 331(trezentos e trinta e um) homens, sendo:
01 (um) Tenente Coronel;
01 (um) Major;
03 (três) Capitães;
08 (oito) Tenentes combatentes;
01 (um) Tenente QAOPM;
03 (três) Subtenentes;
05 (cinco) 1º Sargentos;
31 (trinta e um) 2º e 3º Sargentos;
23 (vinte e três) Cabos;
255 (duzentos e cinqüenta e cinco) Soldados.
     Em sua criação, foram estabelecidas duas Companhias:
1ª Cia PM – Jaú:
 1º Pel PM – Jaú;
 2º Pel PM – Jaú;
 1º Gp PM – Itapuí;
 2º Gp PM – Boracéia;
 3º Gp PM - Mineiros do Tietê;
 4º Gp PM – Itajú;
 5º Gp PM – Bocaina;
 6º Gp PM – Dois Córregos;
 7º Gp PM – Bariri.

2ª Cia PM – Lençóis Paulista:
1º Pel PM – Lençóis Paulista;
2º Pel PM – Pederneiras;
3º Pel PM – Barra Bonita;
1º Gp PM – Agudos;
2º Gp PM – Igaraçu do Tietê;
3º Gp PM – Macatuba.

     Existia ainda o Pelotão de Comando e Serviços, que cuidava da administração e auxiliava o Estado Maior do Batalhão, sediado em Jaú.
À época, existiam 43 (quarenta e três) viaturas, a saber:
23 (vinte e três) – Rádio Patrulhamento;
07 (sete) – POLO (Policiamento Localizado);
06 (seis) – Motocicletas;
04 (quatro) – PTM (Patrulhamento Tático Móvel);
03 (três) – Orgânicas.

     No mês de dezembro de 1987 o Batalhão recebe seu primeiro efetivo de policiais femininos, para o recém criado Pelotão Feminino, inicialmente composto de 15 soldados e 1 sargento feminino, que ficaram encarregados do trânsito e alojados primeiramente em uma casa na rua Santos Dumont n º130 na rua Tenente Lopes nº 1251, sendo por fim integrados ao efetivo masculino, inclusive quanto às atribuições.

1º Pelotão Feminino de Jaú
     A primeira Sede do Pelotão Feminino foi em um prédio da praça Jorge Tibiriçá, onde permaneceu até o final de 1991, quando se mudou para uma casa alugada, na rua Paissandu nº 943, aguardando a reforma da primeira sede, à qual deveria retornar, o que não ocorreu.
No ano de 1989, deixou de pertencer ao 27º BPM/I, as cidades de Lençóis Paulista, Pederneiras, Macatuba e Agudos, passando a ter três Companhias:
1ª Cia PM – Jaú (sede), Itapuí e Boracéia;
2ª Cia PM – Barra Bonita (sede) e Igaraçu do Tietê;
3ª Cia PM – Dois Córregos (sede), Bariri, Itajú, Bocaina e Mineiros do Tietê.
O efetivo do 27º BPM/I em 1989 era de 310 (trezentos e dez) homens:
1 (um) Tenente Coronel;
1 (um) Major;
3 (três) Capitães;
7 (sete) Tenentes combatentes;
2 (dois) Subtenentes;
5 (cinco) 1º Sargentos;
31 (trinta e um) 2º e 3º Sargentos;
29 (vinte e nove) Cabos;
231 (duzentos e trinta e um) Soldados.



Posto Comunitário de Segurança de 2000 a 2003

Nos anos 90 foi GP PM da 1ª Cia



     Em 1991 foi realizado o primeiro curso de formação de soldados na unidade, com instrutores e alunos da região, formando, após seis meses, 35 policiais militares, que ficaram trabalhando no 27º BPM/I. O curso desenvolveu-se em um anexo do ginásio de esportes Dr Neves, preparando os alunos para atuarem em consonância com as peculiaridades da região.


 

Coordenador do Curso, Cap PM Américo Martins, 2º Ten  José Daniel Garcia, Cmt de Pelotão, Sargento Gracindo, Cb Prado, Cb Francisco e Cb Gaia, auxiliares do pelotão

 No ano de 1992 foi implantado o Patrulhamento Tático Móvel, tendo o 1º Ten PM Humberto Salvador Cestari como primeiro comandante do PTM (hoje Força Tática).




Em 1992, a sede do Batalhão foi transferida para a Rua Paissandu nº 951, Centro - Jaú/SP.
2ª Sede do 27º BPM/I - Rua Paissandu

No ano de 1995, foi criada a 4ª Cia PM, com sede na Cidade de Pederneiras, com um Gp PM na cidade de Boracéia.

 O terceiro endereço do Batalhão foi à rua Marechal Bittencourt nº 414, de 1996 a 2001, quando então, nova mudança para outro imóvel alugado e inadequado, na rua General Izidoro nº 130, até 2004.


3º Prédio do 27º BPM/I - Rua Marechal Bittencourt


4º Prédio do 27º BPM/I em Jaú - Rua General Izidoro

Foi criado em setembro de 1996, na cidade de Jaú/SP, com a finalidade de educar alunos da pré-escola e rede primária de ensino, sobre noções de motorista, regras de pedestres e ciclistas. 04 (quatro) PM fazem parte do Projeto Cidade Mirim, sendo que referido projeto fora passado para mais de 20 (vinte) cidades.
Cidade Mirim


     No mesmo ano, como destaque também, surgiram os Primeiros Postos Comunitários de Segurança: Pouso Alegre de Baixo (o Policial morava no local = ao Suzaicho do Japão), só desativado em 2012, e Jardim Pedro Ometto.
Posto Comunitário de Segurança (Suzaicho)  - Pouso Alegre de Baixo - desativado em 2012


Pelotão Sul (Base Sul) - desativado em 2008

     No ano seguinte, Policiamento Programado;

     Em 1998, a Primeira Base Comunitária de Segurança – Barra Bonita/centro – criada em 02 de outubro;



     Em novembro de 1998 foi desenvolvido o 1º Estágio na unidade previsto no Calendário de Cursos e Estágios da PM (CCE), foi o Estágio de Segurança Escolar, com 19 (dezenove) instruendos, todos policiais militares femininos.      O Diretor do Curso foi o Maj PM Jorge Lelis Pinholi, o Coordenador foi o 1º Ten PM Jefferson Bastos, e o 1º Sgt PM Sandro Aparecido Roque foi o responsável pela administração escolar.


     Posto Comunitário da Vila Netinho – Setembro de 1999;

Base comunitária instalada no Ginásio da Vila Netinho


     Início do PROERD – Agosto de 1999;





Em 1999, o efetivo do 27º BPM/I era de 470 (quatrocentos e setenta) homens:
1 (um)Tenente Coronel;
1 (um) Major;
5 (cinco) Capitães (um para a Companhia de Comando e Serviço);
10 (dez) 1º Sargentos;
48 (quarenta e oito) 2º/3ºSargentos;
75 (setenta e cinco) Cabos;
336 (trezentos e trinta e seis) Soldados.

Nesse ano a estrutura do 27º BPM/I era a seguinte:
CCSv – Jaú;
1ª Cia PM – Jaú;
1º Pel PM – Jaú;
2º Pel PM – Jaú;
1º Pel Fem PM – Jaú;
1º Gp PM – Itapuí;
2º Gp PM – Potunduva.

2ª Cia – Barra Bonita:
1º Pel PM – Barra Bonita;
2º Pel PM – Igaraçú do Tietê;
1º Gp Fem PM – Barra Bonita.

3ª Cia PM – Dois Córregos:
1º Pel PM – Dois Córregos;
2º Pel PM – Bariri;
1º Gp PM – Itajú;
2º Gp PM – Bocaina;
3º Gp PM – Mineiros do Tietê;
4º Gp PM – Guarapuã.

4ª Cia PM – Pederneiras:
1º e 2º Pel PM – Pederneiras;
1º Gp PM – Boracéia.

No Boletim Geral nº 249/99, foi publicada nova reestruturação do 27ºBPM/I, com as extinções do Pelotão Feminino, do 1º GP de Potunduva, do 4º GP de Guarapuã, e, novamente a cidade de Pederneiras passou para o 4º BPM/I, ficando da seguinte maneira a estrutura do Batalhão:
CCSv – Jaú.
1ª Cia PM – Jaú:
1º a 4º Pel PM – Jaú.
2ª Cia PM – Barra Bonita:
1º Pel PM – Barra Bonita;
2º Pel PM – Igaraçu do Tietê;
3º Pel PM – Dois Córregos;
3.4. 1º Gp PM – Mineiros do Tietê.
3ª Cia PM – Bariri:
1º Pel PM – Bariri;
1º Gp PM – Itajú;
2º Gp PM – Bocaina;
3º Gp PM – Itapuí;
4º Gp PM – Boracéia.

Assim, em janeiro de 2000, o efetivo fixado da unidade passa a ser de 400 (quatrocentos homens).
     Um fato marcante na história do Batalhão foi a cidade de Jaú ter sido considerada pelo Instituto Fernand Braudel de Economia Mundial, em 2000, com a cidade de menor índice de violência do Brasil, e, consequentemente a cidade mais tranquila para se viver com população superior a 100.000 habitantes, destacando-se a taxa de homicídios, na proporção de 1,79 homicídios para 100.000/h-ano. A cidade continuou a ser considerada a menos violenta até 2002, quando a pesquisa não foi mais realizada, porém, pelos números da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo, Jaú foi mais sete vezes a cidade menos violenta de São Paulo, até 2015.

      Base Comunitária de Segurança Nosso Sonho/Barra Bonita – 16 de Junho de 2001;


     Início do Programa Jovens Contra O Crime – Fevereiro de 2001;

Jovens Construindo a Cidadania (antigo Jovens Contra o Crime) - JCC










   Base Comunitária da Cohab/Igaraçu do Tietê – 22 de março de 2001;




     Posto Comunitário do Terminal Rodoviário de Jaú – junho de 2001;

     Implantação da UDAR 62- Unidade de dispensação e armazém reembolsável – 03 de outubro de 2001;

     Implantação do Policiamento Ciclístico – Dezembro de 2001;





     Em maio de 2002 foi criado o Canil Setorial de Jaú, com efetivo de 06 (seis) Policiais Militares e 10 (dez) cães.






  

Ten Cel Atíllio Ghiselli, Cmt do CPI-4, Prefeito de Jaú  - João Sanzovo, Vereador de Jaú Zanatto
Cb Montgna e Sd Leandro


     Implantação do Serviço voluntário (vinte e dois Soldados Temporários) –Julho de 2002;

     O 27ºBPM/I foi finalista do Prêmio de Qualidade da PMESP –Dezembro 2002;


     Descentralização da 1ª Cia, com criação dos pelotões Norte, Sul, Centro e Oeste, com um tenente como comandante de todas as modalidades de policiamento em áreas específicas da cidade de Jaú - Julho de 2003;
Pelotão Norte (Base Norte) - Inaugurada em 2005
Pelotão Oeste (Base Oeste) - inaugurada em 2004



Posto Comunitário de Potunduva (2004)


Pelotão de Choque (atual Força Tática) - 2003


      Início do policiamento de escolta dos reeducandos do Centro de Ressocialização de Jaú - Outubro de 2003;

     Unificação do atendimento 190 na 1ª Cia (Potunduva/Jaú) - Novembro de 2003;
Cad Instalado no prédio da rua 24 de maio


     Implantação do Cartão de Itinerário de Patrulhamento (CIP) - Dezembro de 2003;

No ano de 2004, com as alterações das portarias do Cmt Geral nº PM3 – 001/01/04, e 002/01/04, o Batalhão passou a ter um efetivo fixado de 402 (quatrocentos e dois) homens, a saber:
1 (um) Tenente Coronel;
1 (um) Major;
4 (quatro) Capitães;
14 (catorze) tenentes;
44 (quarenta e quatro) Subtenentes/Sargentos;
41 (quarenta e um) Cabos;
263 (duzentos e sessenta e três) Soldados;

34 (trinta e quatro) soldados temporários.

     Implantação do serviço de Comandante de Força Patrulha na área do Batalhão - Janeiro de 2004

      Formatura da 1ª Turma do Projeto Adestrador Mirim -  maio de 2004.

     
       Em  1º de Julho de 2004 o último endereço, Rua Vinte e Quatro de Maio, 943, Vila Nova - Jaú, em prédio que foi totalmente reformado pelos PM e com a ajuda da comunidade, pertencente à CODASP (Companhia de Desenvolvimento Agrícola de São Paulo), agora em regime de Comodato.
Sede atual do 27º BPM/I (desde 2004)


Entrada do 27º BPM/I

Vista aérea do 27º BPM/I
     
      

     Formatura da 1ª Turma de Educação para o Trânsito da cidade de Jaú (Curso ministrado por PM, com apoio pedagógico da prefeitura Municipal, com 16 - dezesseis - aulas ministradas, sendo duas práticas, e formatura com direito à diploma e carteirinha de agente mirim para alunos da 3ª série do ensino fundamental da época).

  Desde o mês de Junho de 2004, o 27º BPM/I deixou de contar com a CCSv, cujo efetivo passou a integrar o EM, com a criação da Motomec e UIS.
     Em 2004 o 27º BPM/I foi certificado pela IQS (International Quality Service) como destaque em qualidade no Brasil, no Prêmio Quality Brasil.
Prêmio Quality Brasil 2011

Selo de Qualidade do Prêmio Quality Brasil



     Em 2004 o 27º BPM/I recebeu o Prêmio Polícia Militar de Qualidade, grau bronze, o que ocorreu novamente em 2006, 2008, 2015, 2016 e 2017.
2004

Palácio dos Bandeirantes - 2004

2006
Palácio dos Bandeirantes - 2006

2008

Memorial da América Latina - 2008

Certificado - 2015

Prêmio - 2015

2016

Teatro São Pedro/SP - 2016

2017

Teatro Municipal/SP - 2017


     Em 2011 o batalhão recebeu o grau Prata, e em 2013 (apenas o CPI-4 concorreu, com extensão para todos os batalhões subordinados) recebeu o grau ouro.
2011

Memorial da América Latina - 2011


     Em 2011 a unidade recebeu o prêmio paulista de qualidade e gestão no grau Bonze.  
Prêmio Paulista de Gestão da Qualidade - 2011

Palácio dos Bandeirantes - 2011


      Em agosto de 2006, o 27º BPM/I recebeu a visita do Rotary do distrito 9630 da Austrália, que participava do intercâmbio de profissões. Os rotarianos conheceram o Batalhão, tiveram palestras sobre as polícias do Brasil, de São Paulo, o funcionamento da polícia comunitária da área do CPI-4, e o sistema de pelotões comunitários de Jaú. Após as palestras foram conhecer o pelotão modelo (Pelotão Norte) e o canil.
Palestra no Btl (analisando material da Fundap)

     
Pelotão Norte (Base Comunitária Norte)

     Em 2007 o Cb PM José Roberto Jorge recebeu o Prêmio Internacional “Extra Mile Award” em reconhecimento do trabalho efetuado junto ao Programa Jovens construindo a cidadania, concedido pelo Conselho Diretor do Youth Crime Watch of América, durante a 18ª Conferência Internacional de Prevenção Criminal Juvenil, na cidade de Denver, Colorado, EUA.
Homenagem feita pelos integrantes do JCC do SESI de Jaú
Cb José Roberto Jorge recebendo o prêmio  

     Em 2010, o Batalhão recebeu a fase profissional do Curso Superior de Polícia Ostensiva e Preservação da Ordem Pública, com 34 alunos soldados, de 29 de novembro à 25 de março de 2011. O diretor do Curso era o Tenente Coronel PM Gilvandro Nunes da Silva, o Coordenador do curso era o Capitão PM Jefferson Bastos, o Comandante do Pelotão era o 1º Tenente Norberto Marsolla, e o auxiliar do Cmt do Pelotão era a Subtenente Maria Augusta Ulian Guimarães.


Em 2011, o Batalhão recebeu a fase profissional do Curso Superior de Polícia Ostensiva e Preservação da Ordem Pública, com 30 alunos soldados, de 04 de julho à 27 de outubro de 2011. O diretor do Curso era o Tenente Coronel PM Reginaldo de Souza Braga, o Coordenador do curso era o Capitão PM Jefferson Bastos, o Comandante do Pelotão era o 1º Tenente PM Joaquim da Silva Filho, e o auxiliar do Cmt do Pelotão era a Subtenente Maria Augusta Ulian Guimarães.



     Em 2015 foi implantado o Projeto Sombra, embrião para os futuros RPAS (remotely piloted aircraft systems), ou, como são popularmente conhecidos, os Drones.
     Projeto pessoal do Cap PM Ales Coschitz Terra, começou por Barra Bonita, mas com emprego em toda área do 27º BPM/I.
     O Drone é uma ferramenta muito ágil e segura de apoio ao policiamento, podendo ser utilizado em todas operações policiais, sendo fundamental nas varreduras feitas nas matas, no cumprimento dos mandados de busca e apreensão, e, principalmente, na segurança do PM que não tem a visão de todos os planos, tirando a vantagem do transgressor.
     O "Drone" do 27º BPM/I foi o 1º do Brasil a obter autorização da ANAC para operar na área urbana.
Cap Terra 

Drone e todos acessórios que ficam na maleta de rápido acesso


     Em 2015, o 27º BPM/I foi pioneiro em implantar a ferramenta WhatsApp, em conjunto com o Conseg/Jaú, para aproximação com à população, denúncias e até atendimentos de emergência. A ferramenta tornou-se um total sucesso, sendo adotada por todas as polícias do país. A repercussão foi muito grande, com reportagens em toda grande mídia nacional, sendo alvo de palestras feitas pelo Conseg/Jaú para todos os demais Conseg do Estado de São Paulo, com apoio da Coordenadoria dos Conseg da SSP, além de ser enaltecido em sessão da Assembléia Legislativa de SP.

     
     
     No dia 02 de dezembro foi realizado o Fórum Regional de Governança Municipal voltada para a Segurança Pública na área de governo de Jaú.O evento foi realizado na FATEC – JAHU, e contou com a participação de mais de 150 pessoas.
       Estiveram presentes: 5 prefeitos eleitos, 4 vice prefeitos eleitos, 7 secretários de governo, 8 assessores de vereadores, 4 presidentes de Conselhos Comunitários de Segurança (Conseg), 6 representantes de diretorias de Conseg, 3 conselheiros tutelares, além de professores, jornalistas, representantes do Corpo de Bombeiros, Polícia Militar Rodoviária, Polícia Militar Ambiental e todos os Comandantes da PM da região.
O Ten Cel PM Jefferson Bastos falou sobre segurança primária, sistema Órion e Boletim de Ocorrência Social


O Maj PM Luis Gustavo Toaldo Pistori falou sobre Relatório de Auto de Infração Administrativa e Atividade Delegada

O Cap PM Alex Coschitz Terra falou sobre o emprego do Drone no policiamento



     Em 2017 foi implantado o programa Vizinhança Solidária, onde os vizinhos, com grupos em redes sociais, organizados com tutores, sendo esses responsáveis pelo contato detalhado com a PM, que também participa na rede social, passaram a "vigiar" o bairro, e a ajudar a Polícia Militar com informações, muitas vezes online. Os participantes colocam uma placa na frente de sua residência para "demarcar" a área como protegida pela comunidade.
     O bairro Paineiras de Jaú foi o pioneiro neste programa, vindo a seguir o Bairro Bela vista, e, na sequência, grupos em Mineiros do Tietê (bairro planeta), Barra Bonita, Igaraçu do Tietê, Bariri e Dois Córregos.
     Para que o grupo haja em apoio à PM, deve ter completo apoio dos moradores, deve fazer reuniões constantes, reuniões preliminares com a PM recebendo orientações, deve manter a disciplina nos grupos de rede social, deve ser feita uma "triagem", para que não haja vizinhos transgressores da sociedade obtendo informações de quem ajuda a PM
Jaú
Implantação na cidade de Jaú
Mineiros do Tietê
Reunião em Igaraçu do Tietê
Dois Córregos


     Em 2017 foi implantado o Sistema Órion, que é um software de gestão regional completo, acessado via internet, que integra diversas instituições para solução das demandas criminais e sociais, as quais colocam em risco a sociedade. O sistema permite a difusão de informações de ocorrências, análise de áreas de risco, geolocalização, relatório dos casos, consulta a medidas judiciais e mandados de prisão. Essa sinergia e conjunto de dados fornece suporte para as tomadas de decisões, planejamento estratégico e envolvimento de diversos setores sociais.
     Dentro do Órion temos a gestão de diversos processos internos, o controle de mandados de prisão, de medidas cautelares, entre outros, mas temos também a ferramenta Boletim de Ocorrência Social, onde o PM destaca toda demanda social encontrada em atendimento de ocorrência, seja ela criminal ou não,inserindo os dados no sistema Órion, com gestão pela seção de planejamento e operações, que compartilha os dados com toda a rede social do município e quaisquer outros órgãos que apoiam a resolução dessas demandas, fazendo com que o problema social não gere atendimento de ocorrência por parte da PM, liberando as viaturas para prevenção criminal e atendimento de ocorrências.
Logotipo do Sistema Órion
1ª Reunião com os criadores do Órion, da região de Presidente Prudente

Reunião com os principais órgãos assistenciais de Jaú

     Em 2017, o 27º BPM/I foi uma das 4 unidades do interior de São Paulo que recebeu a imagem peregrina de Nossa Senhora Aparecida, na comemoração do jubileu dos 300 anos do encontro da imagem. Três cidades do batalhão contaram com a presença da imagem, e de vigílias e celebrações religiosas: Jaú, Barra Bonita e Bariri.


Chegada à Jaú

Carreata da chegada da imagem

Chegada ao 27º BPM/I

Missa no Batalhão

Missa no Batalhão

Missa no Batalhão

Missa no Batalhão

Missa em Barra Bonita

Missa em Barra Bonita

Missa em Bariri


     Atualmente a Polícia Militar do Estado de São Paulo, através do Vigésimo Sétimo Batalhão de Polícia Militar do Interior, par-e-passo com os anseios da comunidade local e com os mais recentes programas de qualidade anseios da comunidade local e com os mais recentes programas de qualidade para o trabalho, vem buscando aprimorar sua prestação de serviços, desenvolvendo a constante instrução e avaliação de seus homens, assim como elaborando pesquisas de opinião a direcionarem metas operacionais e de gestão, rumo à conquista de indicadores como o Prêmio Estadual de Qualidade e o ISSO – ‘International Organization for Standardization”.
      Foi estabelecido por parâmetro a “Polícia Comunitária”, ou seja, reconhecemos em cada cidadão um nosso cliente, fazendo de nossa organização uma empresa a prestar serviços eficientes à sociedade a que pertencemos.
  O 27º BPM/I está estrategicamente situado no centro geográfico do Estado de São Paulo, sendo cortado por rodovias importantes (as principais são: SP-225/255/304), e fazendo divisa com 03 (três) CPI (CPI-9 – Piracicaba, CPI-3 – Ribeirão Preto e CPI-7 – Sorocaba), e 06 (seis) Batalhões (4º BPM/I – Bauru, 10º BPM/I – Piracicaba, 12º BPM/I – Botucatu, 13º BPM/I – Araraquara, 37º BPM/I – Rio Claro e 38º BPM/I – São Carlos, além de 13 Municípios (Arealva, Areiópolis, Boa Esperança do Sul, Botucatu, Brotas, Dourado, Iacanga, Ibitinga, Macatuba, Pederneiras, Santa Maria da Serra, São Manuel e Torrinha).

     O 27º BPM/I pauta suas ações pela prevenção aos delitos, inspirado na missão da polícia militar, de prevenção da Ordem Pública.

      Assim, sempre que possível, após análise de situação, em conjunto com a comunidade, através dos Conselhos Comunitários de Segurança, o policiamento será executado para atendimento dos anseios da comunidade, gerenciado em parceria com a população, que apoia a Polícia Militar e co-participa dos erros e acertos, havendo assim um grande nível de satisfação dos nossos clientes externos.

     Para se evitar o aparecimento de “ilhas” de crime, a Polícia Militar e a comunidade desenvolvem inúmeros projetos e campanhas sociais, sempre após análise do que será melhor para a educação dos envolvidos, tendo as crianças como maior alvo da prevenção, já que serão os adultos de amanhã.

     Atitudes que possibilitaram fazer-nos adentrar ao novo milênio com o reconhecimento de todo o esforço despendido, por iniciativas como a do Instituto Fernand Braudel de Economia Mundial que, por seus levantamentos estatísticos, indicou Jaú como a cidade mais segura, dentre os municípios com mais de cem mil habitantes do Estado de São Paulo.

     Sempre presente nas mais inusitadas situações, mesmo além de suas obrigações, a Polícia Militar vela pela tranqüilidade, concorrendo para que o equilíbrio e a justiça sociais se mantenham por todos nós.





OFICIAIS

1998
2º Ten PM Gracindo, 2º Ten PM Santos, 2º Ten PM Malco, 1º Ten PM Jefferson, 2º Ten PM Avoleta, 1º Ten PM Vitti, 1º Ten PM Afonso, 2º Ten PM Wanderlei, 2º Ten PM Márcio, 1º Ten PM Pires, 1º Ten PM Cleto, 1º Ten PM Cestari, 1º Ten PM Papassoni, Cap PM Gomes, Cap PM Troijo, Cap PM Américo, Ten Cel PM Lambort, Maj PM Magnello, Cap PM Gilvandro, Cap PM Alcyr
2º Ten PM Andrade, 1º Ten PM Papassoni, 2º Ten PM Santos, 2º Ten PM Malco, 2º Ten PM Gracindo, 1º Ten PM Vitti, 1º Ten PM Pires, 1º Ten PM Cestari, 2º Ten PM Márcio, 1º Ten PM Cleto, 2º Ten PM Avoleta, 1º Ten PM Jefferson, 1º Ten PM Afonso, Cap PM Gomes, Cap PM Troijo, Cap PM Américo, Ten Cel PM Lambort, Maj PM Magnello, Cap PM Gilvandro, Cap PM Alcyr


2002
2º Ten PM Firmino, 1º Ten PM Gracindo, 1º Ten PM Vitti, 1º Ten PM Márcio, 2º Ten PM Terra, 1º Ten PM Valter Luis, 1º Ten PM Papassoni, 1º Ten PM Malco, 1º Ten PM Dent Pires, Cap PM Cestari, Cap PM Troijo, Maj PM Américo, Ten Cel PM Ghiselli, Cap PM Gilvandro, Cap PM Ramis, 1º Ten PM Jefferson




2007
1º Ten PM Martins, 2º Ten PM Géa, 1º Ten PM Márcio, 1º Ten PM Nilson, 1º Ten PM Taveira, 2º Ten PM Guion, 2º Ten PM Norberto, 2º Ten PM Murad, 1º Ten PM Santos, 1º Ten PM Pires, Cap PM Cestari, Ten Cel PM Nardo, Maj PM Troijo, Cap PM Jefferson, 1º Ten PM Vitti


2014
Asp Of PM Assis, 1º Ten PM Luis Alberto, 1º Ten PM Américo Júnior, 1º Ten PM Machado, 1º Ten PM Alexandre, 1º Ten PM Urbano, 1º Ten PM Amauri, 1º Ten PM Torres, 1º Ten PM Antunes, 1º Ten PM Rosângela, Cap PM Murad, Cap PM Pires, 1º Ten PM Aline, 1º Ten PM Rosemary, Cap PM Paiva, Cap PM Eurico, 1º Ten PM Terra, Cap PM Santos, Maj PM Jefferson, Ten Cel PM Cestari, Maj PM Pistori, Cap PM Márcio


2017
Asp Of PM Cristiane, 1º Ten PM Verididana, 1º Ten PM Luis Alberto, 1º Ten PM Aline, 1º Ten PM Amauri, 1º Ten PM Urbano, 1º Ten PM Torres, 1º Ten PM Antunes, 1º Ten PM Américo Júnior, 1º Ten PM Franco, Asp Of PM Janikian, 1º Ten PM Alexandre, Cap PM Rosemary, Cap PM Pires, Cap PM Márcio, Maj PM Pistori, Ten Cel PM Jefferson, Maj PM Renato Ramos, Cap PM Fábio, Cap PM Murad, Cap PM Perpétuo, Cap PM Pereira




PASSEIO CICLÍSTICO


     Nos anos 2000, o então Sd PM Geraldo Romero, policial comunitário do Pelotão Norte de Jaú, organizou 4 passeios ciclísticos anuais na cidade de Jaú.
       Em 2011, na comemoração dos 25 anos do 27° BPM/I foi organizado um passeio ciclístico, que acabou virando tradição, chegando à 7ª edição em 2018.
       Em todas edições, a inscrição é feita com algum gênero alimentício, determinado a cada corrida (geralmente 1kg de alimento não perecível e 1 litro de leite), que é doado a instituições sociais da cidade de Jaú.

1º PASSEIO CICLÍSTICO

Ganhadores do sorteio das Bicicletas




2º PASSEIO CICLÍSTICO





3º PASSEIO CICLÍSTICO





4º PASSEIO CICLÍSTICO

Ganhadores do sorteio das Bicicletas



5º PASSEIO CICLÍSTICO


Entrega de alimentos arrecadados no passeio ciclístico


6º PASSEIO CICLÍSTICO






7º PASSEIO CICLÍSTICO











SANTO EXPEDITO

     Santo Expedito era um General do Exército Romano do século II DC que se converteu ao Cristianismo. É o protetor dos militares, e mais especificamente, padroeiro das polícias militares.
      A participação do 27º BPM/I nas comemorações do dia de Santo Expedito, 19 de abril, vem sendo intensificada ano a ano, principalmente nas cidades de Barra Bonita, Dois Córregos e Jaú.
Jaú
Jaú
Procissão em Jaú
Barra Bonita
Barra Bonita
Dois Córregos
Dois Córregos




CAMPANHAS

     O 27º BPM/I sempre participa de campanhas de ajuda humanitária,ou, de conscientização.
     Abaixo alguns exemplos:


Natal solidário

Natal solidário

Natal solidário

Natal solidário

Natal solidário

Dia das Crianças

Campanha do agasalho

Ajuda às creches

Campanha em favor das vítimas do Tsunami na Ásia - mais de 400 toneladas arrecadadas

Desarmamento infantil

Páscoa solidária

Desarmamento infantil

Natal solidário

Natal solidário

Campanha contra as drogas

Campanha em favor das vítimas do Tsunami na Ásia - mais de 400 toneladas arrecadadas

Campanha em favor das vítimas do Tsunami na Ásia - mais de 400 toneladas arrecadadas

Natal solidário