quinta-feira, 19 de novembro de 2020

DIA DA BANDEIRA - 2020

 





   O Dia da Bandeira é comemorado anualmente no dia 19 de novembro.
Tudo começou no ano de 1889, quando ocorreu a instituição da bandeira republicana nacional como a oficial do Brasil. Basicamente, o Dia da Bandeira é considerada um elemento simbólico da construção da identidade nacional brasileira.
     Até porque esse dia simboliza o dia da nação brasileira, da pátria e da união entre os Estados. Inclusive, vale lembrar que esse dia foi criado logo após a Proclamação da República, a qual se comemora no dia 15 de novembro.

Contexto Histórico



    Após a Proclamação, no dia 19 de novembro de 1889, o governo republicano trocou a antiga bandeira imperial pela atual. Inclusive, essa nova bandeira foi desenhada por Décio Vilares junto com outros autores, como Raimundo Teixeira Mendes, Miguel Lemos e Manuel Pereira Reis.
    Vale destacar que, após isso, ainda houve a última modificação na bandeira. Aliás, essa modificação ocorreu no dia 11 de maio de 1992. Basicamente, nessa época, ela passou de 22 para 27 estrelas. Isso porque elas representavam os estados da federação, e o país havia ganhado novas unidades federativas.



      A priori, a nova bandeira foi adotada a partir do Decreto nº 04, e definida pela Lei nº 5.700 de 1º de setembro de 1971. O decreto foi assinado pelo presidente provisório Deodoro da Fonseca. De modo geral, esse decreto constava que a bandeira adotada deveria recordar as lutas e vitórias gloriosas do Exército e da Armada na defesa da Pátria.
    Além do mais, as cores deveriam simbolizar a perpetuidade e integridade da Pátria entre as outras Nações. Assim sendo, o estilo da nova bandeira foi redimensionado pelo pintor francês Jean-Baptiste Debret, para que ele a deixasse mais a cara do Brasil.
    Dentre as modificações podemos destacar, o losango amarelo o qual foi redimensionado. A outra mudança foi no símbolo de Armas do Império, o qual foi substituído por uma esfera republicana da cor azul. Inclusive, nessa esfera foi acrescentado o lema “Ordem e Progresso”, em letras verdes dentro de uma faixa branca.
   Ainda na esfera azul, os autores adicionaram as estrelas, para representarem os estados brasileiros e o Distrito Federal. A título de curiosidade, cada estrela, definida por lei, corresponde ao céu do Rio de Janeiro, o qual foi observado no dia 15 de novembro de 1889.




Significado das cores da bandeira

   Antes de mais nada, vale destacar que cada cor da bandeira representa um significado diferente. Assim sendo, como você já deve ter visto as cores da bandeira do Brasil são verde, amarelo, azul e branco. Porém, mas cada cor é relacionada por um fator da história portuguesa.

      Inclusive, as cores verde e amarela já estavam presentes, antes da Proclamação. Por exemplo, além de simbolizar Casa de Bragança, de Dom Pedro I; o verde simboliza também os povos que habitavam Portugal há mais de dois mil anos. Basicamente, essa cor tornou-se símbolo da luta dos portugueses pela liberdade.

    Aliás, ela até se tornou, para os portugueses, a cor nacional durante as guerras contra os mouros. Porém, hoje a cor verde simboliza as matas e a riqueza da floresta brasileira.

    Já a cor amarela simbolizava a cor da Casa dos Habsburgos, que era a dinastia em que D. Leopoldina, esposa de D. Pedro I fazia parte. Contudo, hoje em dia, a cor simboliza a riqueza do país.

    Enquanto isso, a cor branca simboliza o desejo pela paz. Por outro lado, a cor azul simboliza o céu e os rios brasileiros.

   Aliás, essas duas cores se tornaram populares no país após terem sido adotadas como as cores de algumas Capitanias Hereditárias.

Curiosidades sobre o Dia da Bandeira

  • A princípio, a frase que consta na bandeira, “Ordem e Progresso”, foi inspirada em uma frase do positivista Augusto Comte. Inclusive, a frase era: “O amor por princípio e a ordem por base, o progresso por fim”.
  • Você sabia que a legislação brasileira prevê que, no dia 19 de novembro, seja realizada uma cerimônia para incineração de bandeiras que estejam em más condições?
  • A Bandeira Nacional é considerada um símbolo nacional. Enquanto os outros três símbolos nacionais são: Hino Nacional, Brasão das Armas Nacionais e Selo Nacional.
  • A Bandeira Nacional é hasteada de maneira permanente na Praça dos Três Poderes em Brasília. Inclusive, no primeiro domingo de cada mês, é realizada uma cerimônia de troca.
  • Quando são hasteadas várias bandeiras juntas à Bandeira Nacional, ela sempre será a primeira a subir e a última a descer do mastro.
  • A única estrela que está acima da faixa branca corresponde ao estado do Pará.
  • A legislação brasileira proíbe que a Bandeira Nacional seja utilizada como roupagem.
  • O Hino à Bandeira foi criado por Olavo Bilac e a música por Francisco Braga, foi apresentado em 1906.

Fontes: CalendarrBrasil Escola

- https://segredosdomundo.r7.com/dia-da-bandeira/

Imagem de destaque: Estevam pelo mundo




Nenhum comentário:

Postar um comentário