quarta-feira, 2 de setembro de 2020

SEMANA DA PÁTRIA

Imagem 1


O início da semana da pátria ocorre em 1º de Setembro e vai até o dia 7 de Setembro. Durante essa semana é relembrada a história da independência do Brasil.

História da Independência do Brasil

A independência do Brasil ocorreu em sete de setembro de 1822, porém para alcançar essa conquista, o Brasil passou por diversas fases de mudança que permitiram que isso ocorresse.

O processo não se deu por um único ato, mas sim pela ocorrência de uma série de fatores que tornaram a independência um resultado irreversível. 

O pontapé inicial foi a vinda da Família Real para o Brasil, quando em 1808, Dom João VI deixou Portugal com sua família, devido à invasão Napoleônica, que possibilitou ao Brasil se tornar sede da Corte e do Governo Português. Com a fundação de bases sólidas para o desenvolvimento comercial com o restante do mundo, agora o Brasil estava com “os portos abertos às Nações Amigas”, rumo ao progresso e desatrelado do sistema colonialista.

Parte da Corte que ficaram em Portugal, com a ameaça vencida, descontentes começaram a pressionar Dom João para que retornasse a Portugal, que acabou ocorrendo tempos depois. Porém o Rei deixou aqui comando do Brasil, o seu filho, o Príncipe Regente Dom Pedro I, em busca de agradar os dois países.

No comando, Dom Pedro percebeu que o interesse de Portugal era continuar a sua exploração dos recursos do Brasil, o mantendo como uma colônia. Então resolveu tomar decisões que fossem mais favoráveis ao país, ganhando assim apoio do povo e da elite.

Diante do posicionamento político de Dom Pedro I, Portugal então o pressiona a voltar para Portugal de forma imediata e determinou que representantes portugueses assumissem o governo, porém os fazendeiros e comerciantes mais influentes no Brasil, vendo o risco de retroceder comercialmente, fizeram um grande abaixo assinado pedindo que Dom Pedro I continuasse no Brasil.

Dia do Fico

Em 9 de Janeiro de 1822, ao receber o abaixo-assinado, Dom Pedro declarou que continuaria no Brasil, através da frase “Se é para o bem de todos e felicidade geral da nação, diga ao povo que fico”, passando aquele a ser conhecido como o Dia do Fico.

Dom Pedro então nomeou para o governo aqueles que o apoiavam e eram a favor da independência do Brasil perante Portugal e determinou que todas as ordens vindas de Portugal teriam que passar por sua aprovação.

Grito do Ipiranga

Portugal então se revoltou e mandou um comunicado exigindo o retorno imediato de Dom Pedro sob ameaça de invasão militar. Dom Pedro I, que estava em viagem, recebeu o ultimato e achou inaceitável, e às margens do Rio Ipiranga selou a independência do Brasil através do chamado grito do Ipiranga “Independência ou Morte”.







FONTE DA IMAGEM 1


Nenhum comentário:

Postar um comentário