quarta-feira, 11 de outubro de 2017

DICAS DE SEGURANÇA PARA USO SEGURO DO CELULAR

 DICAS DE SEGURANÇA PARA USO SEGURO DO CELULAR
 



 * Evite manusear o celular em locais ermos ou de pouca iluminação, controle o impulso de manuseá-lo nestas situações.
 * Evite trajetos em locais de pouca iluminação e isolados, caso o trajeto seja com freqüência e inevitável, usar um aparelho celular mais simples deixa de ser um atrativo para o criminoso e ajuda a diminuir um eventual prejuízo, caso algum ilícito ocorra.
 * Evite se distrair e usar fones de ouvidos, olhe para todos os lados para ver se não tem ninguém esperando ou seguindo você. Esteja atento com a atitude das pessoas ao seu redor, infratores preferem vítimas que estejam distraídas. Se você verificar algo estranho, deixe o local imediatamente, vá para um local seguro e chame a polícia (190).
 * Cuidado ao usar o celular em automóveis com o vidro aberto. Um motociclista ou mesmo um pedestre podem facilmente agarrar seu aparelho e se distanciar rapidamente.
 * Em bares, restaurantes e outros estabelecimentos, não o deixe sob a mesa ou balcão. Qualquer momento de distração pode ser suficiente para uma ação mal intencionada.
 * Em casas noturnas, shows e eventos, em situações nas quais você não vai precisar do seu celular, dê preferência por deixá-lo na chapelaria do local, se houver. Caso não haja e seu carro estiver em um estacionamento privado, é mais seguro deixá-lo no carro.
 * Caso precise levar o celular em casas noturnas, shows e eventos, não o deixe a mostra, evitando deixá-lo no bolso de trás e tome especial cuidado com esbarrões aparentemente acidentais.
 * Jamais deixe seu celular à mostra no interior de veículos.
Programas instalados em smartphones e tablets podem ajudar a recuperar os aparelhos em caso de roubo ou de perda, caso você utilize tecnologia de acesso a internet, faça uso de programas de rastreamento do seu aparelho. Assim, você aumenta a possibilidade de recuperá-lo.
 * Descubra o número de identidade do seu celular (IMEI), por meio de nota fiscal, embalagem do aparelho ou digitando *#06#, para informá-lo à Polícia Militar em caso de roubo ou perda. Saiba que a Polícia Militar tem um elevado número de celulares recuperados e restituídos.
 * Não deixe de registrar o extravio, furto ou roubo do seu aparelho.

SE O ILÍCITO OCORRER:

 * Nunca reaja. Mantenha a calma, por mais difícil que possa ser. O assaltante está atrás de objetos de valor e poderá atentar contra sua integridade física ou sua vida, caso se sinta assustado ou ameaçado.
 * Siga todas as recomendações dos marginais, faça movimentos lentos e não tente intervir diretamente para evitar o roubo.
 * Se for possível, discretamente, procure memorizar algumas características dos assaltantes, tais como: “tiques”, sinais, cicatrizes, tatuagens, apelidos, roupas etc. e logo em seguida ligue para a Policia Militar (190).
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário