sexta-feira, 28 de abril de 2017

28 DE ABRIL - COMEMORAÇÃO DA TRAVESSIA DO ATLÂNTICO E LEVANTE DE 1931



     Esta data, de 28 de abril, nos traz à memória dois fatos de extrema relevância na história do povo paulista e, também, brasileiro:
     1-A Travessia do Atlântico Sul realizada, em 1927, por João Ribeiro de Barros, herói jahuense e o Tenente João Negrão da Força Pública Paulista (atual Policia Militar).



         
         Comandante João Ribeiro de Barros
Tenente João Negrão

        2- O levante da Força Pública do Estado de S. Paulo (atual Polícia Militar) contra o Interventor Cel. João Alberto Lins de Barros , colocado por Getúlio Vargas, para subjugar o nosso Estado e suas tradições e que, infelizmente, foi delatada e debelada com prisão dos seus principais líderes. Um deles, foi o Capitão (na época) ROMÃO GOMES que é considerado nosso maior soldado na Revolução Constitucionalista de 1932.


Coronel Romão Gomes


         Romão Gomes nasceu na vizinha cidade de São Manoel em 27 de junho de 1895 e morreu em São José dos Campos em 11 de janeiro de 1946.
          Ingressou na Força Pública em 1926 e chegou ao posto de Tenente-Coronel em 1932, época em que saiu da Corporação.
           Pouco antes de estourar a Revolução Constitucionalista formou-se em direito pela Faculdade de Direito do Largo de São Francisco e, após a carreira militar, foi Deputado Estadual e Juiz do Tribunal de Justiça Militar do Estado.
          Transformava recrutas em soldados em tempo recorde e usava, com perfeição, a guerra de guerrilha. Com isso conquistou grandes vitórias em seu setor, sendo um dos poucos que se caracterizaram pelo ataque. Comandou a Região da fronteira mineira que compreendia as cidades de Casa Branca, S. José do Rio Pardo, S. João da Boa Vista, Grama, Prata, Caconde, cidades que sucumbiram na fase inicial na guerra, mas foram retomadas pela força da “Coluna Romão Gomes”, chefiada pelo grande soldado paulista, orgulho da Revolução Constitucionalista.



               Antonio Fernando Reginato, MMDC-Jahu, 2017.
                         (adaptado por Cap PM Perpétuo)



Nenhum comentário:

Postar um comentário