O Inicio da Revolução de 1932 aconteceu em maio do mesmo ano quando os jovens Martins, Miraguaia, Dráuzio e Camargo, que depois ficaram conhecidos como os mártires do movimento pela sigla MMDC, morreram durante confrontos com forças do governo federal.
Mas o levante se deu no dia 9 de julho, quando os revolucionários resolveram pegar em armas e repelir as forças do governo federal.
Foram três meses de resistência contra as forças militares, um movimento que reuniu civis e militares e contou com grande apoio popular entre os paulistas contra o governo de Getúlio Vargas, que assumiu em 1930, após a deposição de Julio Prestes, que havia vencido as eleições presidenciais mas fora impedido de assumir.
Desde então, o episódio virou símbolo da luta dos paulistas em favor da Constituição e pela conquista da Liberdade e da Democracia.
Jaú, 09 de Julho de 2017, cerca de 500 pessoas acompanharam a solenidade e desfile em comemoração aos 85 anos da Revolução Constitucionalista de 1932, evento se realizou na Praça da Republica de fronte ao monumento alusivo a Revolução.
A solenidade contou com a presença de familiares de ex-combatentes da região, da Polícia Militar, do Tiro de Guerra, dos grupos de escoteiros, além da Fanfarra Estadual da Escola Sinhá de Brotas, Bandas de Música de Bocaina e da Banda Carlos Gomes de Música e diversas autoridades civis e militares, como o Comandante do CPI-4, Coronel Airton Iósimo Martinez, e o Comandante do 27º BPM/I, Tenente Coronel Jefferson Bastos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário