sexta-feira, 2 de junho de 2017

VIZINHANÇA SOLIDÁRIA CHEGA A JAÚ


1º Tenente André Antunes na coletiva de lançamento do Programa Vizinhança Solidária








      Nesta sexta-feira, 02 de junho de 2017, a Polícia Militar e os moradores dos bairros Jardim Leonídia, Jardim Antonina e Jardim das Paineiras iniciaram oficialmente o Programa “Vizinhança Solidária”, no município de Jaú.


1º Ten PM Antunes, Maj PM Renato Ramos e "vizinhos" solidários


     Exatamente às 10:00h, uma placa de identificação do programa foi colocada no cruzamento da rua Dr José Procópio Junqueira, com Avenida Prefeito Luís Liarte, para mostrar a todos que por lá passarem, que naquela comunidade existe a “Vizinhança Solidária”.


Placa identificadora do Programa sendo colocada na Avenida Prefeito Luiz Liarte


    O objetivo do programa é estimular a mudança de comportamento, buscando a conscientização da solidariedade e da necessidade do resgate da amizade entre os vizinhos, para que todos tenham noção de pertencimento social, com desenvolvimento de posturas preventivas individuais e coletivas.

     A Vizinhança Solidária gera um aumento da sensação de segurança com real prevenção ao cometimento de delitos devido à união entre os moradores e o uso das redes sociais, como o “WhatsApp”, pela interação com a Polícia Militar através de um “tutor” (também pelo WhatsApp), e pelo acionamento do telefone 190.

   O Tutor do bairro Jardim das Paineiras, Luiz Fernando Camargo, falou sobre a integração dos moradores: “Começamos a unir os moradores com o uso de um aplicativo de celular, para tratar sobre assuntos referentes à limpeza e iluminação do bairro. Na sequência veio a Polícia Militar que reforçou a questão da segurança da comunidade, sendo que os contatos próximos entre os moradores trouxeram muitos benefícios”, finalizando que “Tenho muito a agradecer a Polícia Militar”.

     O Tutor do bairro Jardim Antonina, Ari Milton Campanhã, explanou sobre o principal objetivo do programa dizendo que “é importante o resgate da solidariedade dos vizinhos para um maior controle da criminalidade, pois a prevenção tem que ser maior do que a ocorrência de fatos indesejáveis”.







     O vereador e morador do bairro Jardim das Paineiras, João Pacheco, esteve presente na abertura oficial do programa, ressaltando a importância do envolvimento de todos: “a iniciativa dos moradores é fundamental para que surja a redução criminal”, aprovando o programa “fiquei 17 dias fora de casa. Solicitei a ‘Ronda Programada’ e segui todas as orientações da Polícia Militar. Dois vizinhos laterais e o vizinho da frente ajudaram na vigilância da minha casa, por isso pude viajar tranquilo”. 

     O Programa em nossa região está começando pela cidade de Jaú, mas já há tratativas para que ele seja implantado em Bariri, Barra Bonita e Dois Córregos.

     Para implantação do Programa Vizinhança Solidária é fundamental que haja união entre a comunidade, interesse em proteger seus vizinhos, seriedade no uso restrito do grupo criado na rede social para assuntos de segurança da comunidade e tutores, que fazem o contato com o PM responsável pelo programa.




     O Programa pode ser feito numa rua, quarteirão, vila, condomínio, comércio, ..., dependendo apenas da organização da população, e do respeito às regras.







Nenhum comentário:

Postar um comentário