sábado, 25 de setembro de 2021

25 DE SETEMBRO – DIA NACIONAL DO TRÂNSITO

 



Celebra-se o Dia Nacional do Trânsito no dia 25 de setembro, mesma data em que se promulgou, por meio da lei nº 9.503, o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) no ano de 1997. Essa lei surgiu para aumentar o rigor nas fiscalizações das vias de tráfego do Brasil, tendo como objetivo primordial diminuir o número de acidentes no país.

Segundo dados estatísticos, o Brasil ocupa a 4º posição no ranking mundial de mortes relacionadas a Acidentes de Trânsito. Segundo estudo de 2019 realizados pela Organização Mundial da Saúde (OMS), o País fica atrás apenas da China, Índia e Nigéria. 

"O Tráfego Brasileiro é responsável pela morte de 1 pessoa a cada 15 minutos. A cada 2 minutos 1 ser humano sofre sequelas por causa de ferimentos"diz José Aurélio Ramalho, diretor-presidente do Observatório Nacional de Segurança Viária (Onsv).


Embora tenha havido diminuição dos índices de acidentes em função do Isolamento Social, devido ao surgimento da Pandemia Covid-19, no Brasil os acidentes de trânsito são a segunda causa de morte não
natural evitável.

“Para a redução da morbimortalidade no trânsito, é fundamental o envolvimento de toda a sociedade” diz Flavio Adura, diretor científico da Associação Brasileira de Medicina no Tráfego (Abramet)

Fonte de pesquisa: https://mobilidade.estadao.com.br/mobilidade-com-seguranca/mortes-no-transito-brasileiro-mata-1-pessoa-a-cada-15-minutos/



Tamanha é a importância de se falar de Trânsito, que o dia foi estendido para uma semana toda de ações de conscientização pública, entre 18 à 25 de setembro, denominada Semana Nacional do Trânsito.

Com o intuito de promover essa conscientização da população, trazer informações e dicas de segurança, a Polícia Militar do Estado de São Paulo, durante toda esta semana desenvolveu diversas operações de fiscalização e conscientização da população, afim de reforçar hábitos e comportamentos fundamentais para manter pedestres, condutores e usuários das vias seguros e livres de perigos evitáveis.




UMA DOSE DE SEGURANÇA NUNCA É DEMAIS.

NO TRÂNSITO, SUA RESPONSABILIDADE SALVA VIDAS.




ACOMPANHE NOSSAS REDES SOCIAIS


                       



Nenhum comentário:

Postar um comentário