O 27º Batalhão de Policia Militar do Interior, em parceria com os órgãos de assistência social do município de Jaú, implantará em breve o "Despacho Social", através do program "Órion", desenvolvido pelo 18º BPM/I, Batalhão da Polícia Militar que atende a região de Presidente Prudente, permitindo uma integração mais rápida e assistida, entre a Policia Militar e demais órgão de apoio social.
O ÓRION é um software de gestão regional completo, acessado via internet, que integra diversas instituições para solução das demandas criminais e sociais, as quais colocam em risco a sociedade. O sistema permite a difusão de informações de ocorrências, análise de áreas de risco, geolocalização, relatório dos casos, consulta a medidas judiciais e mandados de prisão. Essa sinergia e conjunto de dados fornece suporte para as tomadas de decisões, planejamento estratégico e envolvimento de diversos setores sociais.
Dentro do Sistema Órion, encontramos a ferramenta "Boletim Social", onde o Policial Militar, durante
atendimento de ocorrência, ao observar uma demanda social (criança em situação
de risco, desentendimento familiar, idoso em situação de abandono, etc) irá
elaborar um boletim de ocorrência de natureza social para ser inserido no
Sistema Órion. Essas informações serão compartilhadas com os Órgãos
Assistenciais parceiros que poderão informar as ações adotadas para o caso,
buscando assim uma solução conjunta. O Sistema possibilita, ainda, que o
policial militar saiba que tipos de ações estão sendo tomadas naquele
determinado local, onde corriqueiramente a viatura é acionada para resolver uma
demanda social.
1ª Reunião de Implantação do Sistema Órion - 1º Ten PM Garrido do 18º BPM/I |
A cidade de Cruzeiro/SP (23º BPM/I) foi pioneira na implantação do Despacho social, pois verificou que havia uma demanda de casos que não eram tipicamente “casos policiais”, mas que mereciam a atenção de outros órgãos, surgindo então uma parceria entre a Polícia Militar e as Secretarias Municipais do Desenvolvimento, Assistência Social, Conselho Tutelar e Conselhos Municipais de Assistência Social e sobre Drogas.
Essa parceria visava reduzir os crimes e a violência ligadas ao uso de drogas e álcool naquela região, visto que num primeiro acionamento da Polícia Militar, não era especificamente para tratar de uma ação de polícia, mas sim de um conflito humano.
Essa parceria visava reduzir os crimes e a violência ligadas ao uso de drogas e álcool naquela região, visto que num primeiro acionamento da Polícia Militar, não era especificamente para tratar de uma ação de polícia, mas sim de um conflito humano.
O Programa desenvolvido pelo Batalhão de Presidente Prudente já foi implantado na região de Presidente Venceslau, Dracena, e Assis, e agora está sendo implantado na região de Jaú.
OBJETIVOS
- Mostrar aos órgãos de Assistência Social os "invisíveis" necessitados que só a PM vê, pois ela os atende diariamente, em qualquer localidade de qualquer cidade, quer em ocorrências criminais, ou sociais.
- Possibilitar uma maior integração dos órgãos, compartilhando informações para obter uma solução conjunta.
- Possibilitar que o Policial Militar saiba que tipo de ações estão sendo tomadas naquele determinado local, onde corriqueiramente a viatura é acionada para resolver uma demanda.
- Economia de meios para que a informação chegue o quanto antes aos órgãos competentes para a solução;
- Celeridade na resposta àquela demanda, buscando proteger a integridade física e a preservação da dignidade humana.
- Maior emprego de viaturas em patrulhamento preventivo e criminal, já que as demandas sociais hoje correspondem à maior parte dos atendimentos da PM, que não os resolve, apenas registra os casos, sendo que sem a resolução do caso, os problemas vão continuar a surgir e, sem a participação dos órgãos de assistência social, sempre será feito o acionamento da PM para o local.
#PODECONFIARPMESP
Nenhum comentário:
Postar um comentário