quarta-feira, 6 de julho de 2016

ALERTA SOBRE GOLPE DO FALSO SEQUESTRO





    Este golpe faz parte dos golpes organizados por presos ou facções criminosas, que aleatoriamente ou em posse de informações coletadas através de ligações anteriores ou até mesmo de redes sociais, induzem as pessoas a acreditarem que alguém da sua família está sendo mantida sob sequestro.
O golpe sinteticamente funciona de forma que os criminosos ligam para a vítima contando que um familiar, geralmente filho ou filha, foi sequestrado e que, se não for depositada uma quantia (normalmente entre 2 mil e 10 mil R$) imediatamente, será ferido ou morto.
Em alguns casos os golpistas solicitam também o fornecimento de códigos de cartões de recarga para celulares pré-pagos (servem para os presos se comunicarem entre os presídios).
A performance teatral dos golpistas muitas vezes inclui gritos no fundo do telefonema e fornecimento de detalhes da pessoa supostamente sequestrada, detalhes estes genéricos, comuns a maioria das pessoas, para assustar e convencer o interlocutor a pagar rapidamente.
Muitas vezes ficam ligando direto no número do suposto sequestrado para mante-lo ocupado de forma que não seja possível para os familiares fazer contato e verificar se está mesmo sequestrado.
Em outra variante os golpistas ligam antes para o celular do suposto sequestrado e, dizendo ser da companhia telefônica e com a desculpa de fazer controles contra clonagem ou algo do tipo, solicitam que deixe o telefone desligado por 1 ou 2 horas (além de coletar informações como descrito acima).

Se por acaso receber ligação telefônica ameaçadora narrando sequestro de parente, procure manter a calma, para ter condições de identificar a veracidade dos fatos. Preste atenção nas informações abaixo, que são características do famigerado golpe conhecido por disk-seqüestro:
*O marginal não para de ameaçar a vítima do golpe e determina a todo o momento que o telefone fixo ou celular seja mantido ligado em todo o momento, no intuito de não dar tempo da pessoa que recebeu a ligação pensar;
*O ideal mesmo é manter a calma e  perguntar a si mesmo, eu conheço essa voz? Não fale nada, pois a primeira reação natural da pessoa que recebeu a ligação é associar a voz com alguém da família, mãe, irmã, irmão, filho, etc.
*Não cite nomes, por exemplo, Renata, João, fica quieto. Pergunte: Quem é? Qual é o seu nome, o que está acontecendo? Não fala nada. A pessoa mesmo vai se entregar, dizer que é um golpe", de preferência cite nomes falsos. (Ex: se o filho chama Marcos, diga “você está com o meu filho Ricardo?”).
* A pressa do suposto sequestrador é uma das principais características do falso sequestro por telefone, pois no sequestro “verdadeiro” as quadrilhas especializadas não têm pressa, sabem que os familiares do refém precisarão de tempo para levantar o dinheiro do resgate, por isso mantenha a calma e não forneça dados sobre nome, idade, localização, pois isto poderá ser usada pelo golpista para tornar o golpe mais convincente;
*Tenha em mente que se realmente fosse um seqüestro, o seqüestrador já teria levantado todos os dados através da pessoa sequestrada.
*O valor solicitado para o resgate é pequeno, em torno de 1 a 10 mil reais ou créditos para telefones celulares pré-pagos, sendo que na maioria dos golpes o negociador aceita qualquer quantia e abaixa os valores rapidamente a pedido da vítima;
*O criminoso não permite que a vítima converse com o suposto sequestrado em hipótese alguma, não fornecendo assim a chamada prova de vida, comum em todo sequestro clássico, sendo assim insista em falar com o suposto sequestrado;
 *Indague ao suposto sequestrador qual foi a hora e local exato que seu parente foi capturado e as vestimentas do refém. Se o bandido não responder à suas indagações, é porque se trata de um golpe e não de um sequestro;
*As ligações normalmente são a cobrar e oriundas de outros Estados, como RJ, BA, MG, etc, sendo que na grande maioria dos casos utiliza-se do modo restrito.
*A pessoa que receber a ligação deve fazer uma pergunta que somente o parente supostamente sequestrado saiba. O criminoso ficará nervoso e alegará que matará a vítima se o valor não for pago, e não responderá a pergunta, caracterizando assim tratar-se de um falso sequestro;
*Entenda que no sequestro clássico (verdadeiro), a primeira ligação geralmente é curta onde o sequestrador comunica à família que o parente foi sequestrado, comenta sobre o valor do resgate (sempre alto) e desliga o telefone, voltando a ligar dias depois;
*Portanto não se desespere, pois qual o interesse que os supostos sequestradores teriam em matar o refém? A experiência demonstra que os criminosos não têm interesse em assassinar o refém do sequestro, pois querem somente o dinheiro da família da vítima.
No caso de dúvida não deixe de procurar a Policia Militar.
Conte sempre com a Policia Militar!!!
Seção de Comunicação Social do 27º BPM/I – Jaú/SP

Nenhum comentário:

Postar um comentário