domingo, 16 de agosto de 2015

FORMATURA DO PROERD EM IGARAÇU DO TIETÊ


Matéria veiculada no Jornal mais, de Igaraçú do Tietê, de 04 de julho de 2015, pág 4


 
Por um futuro livre de drogas
     Proerd conclui mais uma turma em Igaraçu do Tietê, com expectativa de formar cidadão conscientes
Formandos do PROERD de Igaraçu do Tietê

     O auditório Jandira Ruiz Segura foi mais uma vez o local escolhido para sediar mais uma solenidade de conclusão do Proerd – Programa Educacional de Resistência às Drogas, que formou cerca de 250 alunos do 5º ano da escola João Tuschi.
     Casa cheia para conferir de perto o aprendizado desenvolvido ao longo de 10 semanas pelo instrutor, o cabo PM Enzo Henrique Gurizan, que há três anos se dedica a este trabalho voluntário, a atribuição menos estressante e mais prazerosa de sua rotina como policial.
     Ministrado em mais de 55 países, o Proerd foi introduzido no Brasil na década de 90 e obtido grande sucesso, por criar um vinculo entre a criança, policial e sociedade. “O resultado vai depender da estrutura e suporte que a família oferece. A gente é a ponte, que orienta e explica os malefícios que as drogas, bebidas e violência causam na vida de uma pessoa, mas a participação da família é fundamental neste processo”, alertou o policial.
     Um problema que acomete crianças e jovens cada vez mais precocemente, as drogas são a porta de entrada para o mundo do crime. “Quando a pessoa vicia e não tem dinheiro, passa a furtar e roubar para satisfazer seu vício. Há 15 anos como policial em Igaraçú, já vi muitos casos assim, porque infelizmente existem alguns indivíduos nocivos à sociedade, que se aproveitam da situação do menor, para inseri-lo no mundo das drogas; vendendo e usando. São pessoas que não tem amor à vida, nem ao próximo e só visam o lucro”, destacou Gurizan.
     A dica do policial é olhos atentos a todos os passos. “Tem que ser chato, pegar no pé mesmo. O que não pode é abandonar o filho, porque senão da noite para o dia uma pessoa chega e destrói a vida do filho e de toda a família. É preciso estar atento às companhias, pegar o caderno e acompanhar o que está aprendendo em sala de aula, porque tem crianças que vão para escola e não tem uma linha escrita, o que significa que tem algo errado. Um filho pode perder um pai já é difícil. Agora imagina um pai que dá amor, carinho e, de repente vê tudo ir por água abaixo por causa da má influência das drogas. Tem que saber a hora que sai e que chega, com quem está e, principalmente, comer juntos à mesa e não cada um num cômodo da casa, sem conversar. Eu queria que no futuro meus alunos não sejam ignorantes, mas sim cidadãos de bem, que vençam na vida e sejam felizes. E esta conquista só é possível longe das drogas, das bebidas e da violência. Tem que aprender a dizer não, porque o mundo está complicado e cheio de más influências”, completou.   
     Oficial de ligação do Proerd, responsável por coordenar os trabalhos em dez batalhões, a tenente Rosemary Ulian, elogia o comprometimento dos policias envolvidos com o Proerd. “Além da formação policial, eles precisam fazer cursos de capacitação e passar por avaliações para saber se estão aptos a lidar com as crianças. Além disso, trabalham na viaturas, atendem os chamados via 190 e ministram cursos nas horas de folga. É um trabalho de formiguinha que dá resultado. Eu digo que o instrutor Proerd, é um policial que tem que fazer um pouco mais que os outros”, destacou.
     A coordenadora do Proerd também ressaltou a importância da família na formação do caráter. “O policial fica dez semanas passando conhecimentos, mas é importante que a família dê continuidade, porque as crianças já sabem os limites e como conviver em sociedade. A função dos pais e responsáveis é lembrá-los de suas obrigações. Eu costumo dizer que nós adultos já destruímos boa parte do mundo, mas a criançada pode deixar o mundo melhor. Por isso temos que focar na educação e na sua criação, para que sejam cidadãos de bem”, concluiu Rosemary.
Matéria veiculada no Jornal mais, de Igaraçú do Tietê, de 04 de julho de 2015, pág 4

Nenhum comentário:

Postar um comentário