quarta-feira, 28 de abril de 2021

94 ANOS DA TRAVESSIA DO ATLÂNTICO

 

 28 DE ABRIL DE 1927, 4:30 HS DA MANHÃ


O JAHÚ se prepara para o salto de 2.400 km sobre o Oceano Atlântico. Isso por si só já seria um grande feito pra época, já que o JAHÚ, sendo um hidroavião todo feito em madeira, sem nenhum tipo de aparelho para comunicação e possuindo apenas sistemas básicos de orientação e navegação, mas ainda enfrentariam muitas dificuldades e sabotagens para concluírem a façanha. O hidroavião JAHÚ, um Savoia Marchetti modelo S-55 de fabricação italiana foi adquirido pelo piloto civil João Ribeiro de Barros, para realizar a travessia do Atlântico sem que fosse necessário dispor de outros meios e apoios que não fosse a própria aeronave. Alguns já tinham realizado a travessia, mas sempre com apoio de navios dispostos ao longo do trajeto e se utilizando de várias aeronaves.




João Ribeiro de Barros batizou a aeronave com o nome de sua cidade natal "JAHU" e resolveu realizar a travessia, contando com uma tripulação exclusivamente brasileira e para isto, chamou seu amigo e mecânico civil Vasco Cinquini, o navegador Newton Braga e o copiloto Athur Cunha, ambos do Exército Brasileiro sendo que Cunha foi posteriormente substituído por João Negrão, piloto da Força Pública Paulista. Superando todas as dificuldades técnicas, sabotagens e falta de apoio governamental, o JAHÚ, cumpriu seu objetivo pousando em águas brasileiras e sendo recebido sempre por uma grande multidão nas cidades por onde passou, até finalmente silenciar seus motores na Represa de Santo Amaro, em agosto de 1927.
Comandante João Ribeiro de Barros | Foto: Acervo Museu de Jaú 


TRIPULAÇÃO – Da esquerda para a direita, Newton Braga, Vasco Cinquini, Barros (sentado) e Arthur Cunha (substituído por João Negrão, no destaque) | Foto: Acervo Museu de Jaú


Após muito tempo abandonado e tendo grande parte da estrutura consumida por cupins o JAHÚ foi inteiramente restaurado e é mantido para a preservação da memória da Aviação Brasileira, sendo o único exemplar existente no mundo todo. Lembrando que os brasileiros foram os primeiros das 3 Américas a realizar a Travessia do Atlântico e que Charles Augustus Lindbergh fez a travessia do Atlântico Norte, 23 dias após os brasileiros!O Governo Estadual Paulista, através da Lei Estadual nº 9.933/98, instituiu a data de 28 de abril, como data comemorativa da Travessia do Atlântico pelo JAHÚ.

Tenente João Negrão

João Negrão foi um militar da Força Pública do Estado de São Paulo, atual Polícia Militar do Estado de São Paulo, que participou da heróica travessia do Oceano Atlântico a bordo hidroavião Jahú (1926 - 1927), pilotado pelo comandante João Ribeiro de Barros. João Negrão era seu co-piloto na travessia, em substituição a Arthur Cunha, que havia se desentendido com a equipe e sido excluído. Na época ele tinha vinte e seis anos de idade e era tenente aviador da Esquadrilha da Aviação da Força Pública de São Paulo.

SOB A PROTEÇÃO DE DEUS, A NOSSA OBRIGAÇÃO SE TORNOU, "PROTEGER PESSOAS"



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