quinta-feira, 5 de dezembro de 2019

BOMBEIROS DE JAHU





POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE SÃO PAULO
CORPO DE BOMBEIROS
12º GRUPAMENTO DE BOMBEIROS

MEMÓRIA INSTITUCIONAL DO 12º GRUPAMENTO DE BOMBEIROS


O Corpo de Bombeiros de Bauru foi o pioneiro do Centro Oeste Paulista, sendo criado pela Lei Municipal nº 383, de 28 de dezembro de 1953, e inaugurado em 07 de junho de 1956, com a presença do então Vice Governador do Estado de São Paulo, General Porfírio da Paz, e do Prefeito Municipal de Bauru, Sr Nicola Avallone Júnior, tendo como embrião o Destacamento de Bombeiros de Bauru, subordinado ao 2º Batalhão de Bombeiros com sede em Campinas-SP.
 
       INSTALAÇÕES RUA ANTÔNIO ALVES Nº 6-31

Contando com um efetivo de 10 (dez) profissionais de bombeiro, composto por 02 (dois) Cabos e 07 (sete) Soldados, sob Comando do 3º Sargento João Peres Sanches, e possuindo apenas 01 (uma) viatura de combate a incêndio, sendo suas instalações na Rua Antônio Alves nº 6-31, junto ao depósito da Prefeitura Municipal, e em 15 de dezembro de 1968, foram transferidas para a Rua General Marcondes Salgado nº 2-32, Centro, Bauru-SP, onde permanece a Sede da Unidade Operacional do Corpo de Bombeiros (UOpCB).

INSTALAÇÕES RUA GENERAL MARCONDES SALGADO 2-32, CENTRO, BAURU/SP
  
Em 17 de dezembro de 1974, por meio de Decreto Governamental, foi criado o 1º Subgrupamento de Incêndio (1º SGI) em Bauru, que, em razão da reorganização da Polícia Militar do Estado de São Paulo, ficou subordinado ao 10º Grupamento de Incêndio (10º GI), com sede em Marília-SP. Nessa trajetória, em 1º de janeiro de 1992, foi transformado no 17º Grupamento de Bombeiros, também em consequência de uma reorganização do Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Estado de São Paulo, ocasião em que houve o redimensionamento de sua área de atendimento operacional.


FOTOS DA INSTALAÇÃO DO 17º GRUPAMENTO DE BOMBEIROS

Hodiernamente, tendo recebido a nova denominação de 12º Grupamento de Bombeiros (12º GB) através do Decreto Estadual nº 41.135, de 04 de setembro de 1996, com publicação inserta no Diário Oficial do Estado nº 171, de 05 de setembro de 1996, com Sede no município de Bauru, a qual está subordinado o 1º Subgrupamento de Bombeiros (1º SGB), com sede em Bauru, e o 2º Subgrupamento de Bombeiros (2º SGB,) com sede em Botucatu, contando com 06 (seis) Postos de Bombeiros, lotados nos Municípios de Bauru (Centro e Distrito Industrial), Lins, Jaú, Botucatu e Avaré, 05 (cinco) Bases de Bombeiros, lotadas nos municípios de Bauru (Vila Industrial), Pederneiras, Promissão, Piraju e Lençóis Paulista, 04 (quatro) Grupos de Bombeiros (GpB), lotados nos municípios de Agudos, Bariri, Itaí e Itatinga, consoante disposto na Portaria do Comando Geral nº PM3-006/01/14, e ainda, desenvolvendo o serviço Bombeiro Comunitário (Bcom) nos municípios de Cabrália Paulista, Sabino e Cafelândia.
Tais instalações visam a execução dos serviços e atividades de bombeiros, mediante a realização dos serviços de prevenção e de extinção de incêndios, simultaneamente com o de proteção e salvamento de vidas humanas, bem como o de busca e salvamento, prestando socorros em casos de afogamentos, inundações, desabamentos, acidentes em geral, catástrofe e calamidades públicas, em 69 (sessenta e nove) municípios que integram sua área de atendimento operacional, junto a 6ª e 7ª Regiões Administrativas do Estado, composta pelos municípios de Águas de Santa Barbara, Agudos, Anhembi, Arandu, Arealva, Areiopolis, Avai, Avaré, Balbinos, Barão de Antonina, Bariri, Barra Bonita, Bauru, Bocaina, Bofete, Boraceia, Borebi, Botucatu, Cabralia Paulista, Cafelândia, Cerqueira Cesar, Conchas, Coronel Macedo, Dois Corregos, Duartina, Fartura, Getulina, Guaiçara, Guaimbe, Guaranta, Iacanga, Igaraçu do Tiete, Iaras, Itaí, Itaju, Itaporanga, Itapui, Itatinga, Jaú, Lençóis Paulista, Lins, Lucianopolis, Macatuba, Manduri, Mineiros do Tiete, Paranapanema, Pardinho, Paulistania, Pederneiras, Pereiras, Piraju, Pirajui, Piratininga, Pongai, Porangaba, Pratania, Presidente Alves, Promissão, Reginopolis, Sabino, São Manuel, Sarutaia, Taguai, Tejupa, Taquarituba, Torre de Pedra, Torrinha, Ubirajara e Uru, perfazendo uma área de 31.314 Km2 e com população atual de 1.839.147 habitantes.
Em que pesem as pedras do caminho, somos, hoje, uma unidade que tem procurado atender, com satisfação, os clamores de nossos munícipes e região, porquanto encerramos um efetivo de 355 profissionais distribuídos em 18 postos de bombeiros em 02 Subgrupamento de bombeiros.
Missão: “Proteção da vida, do meio ambiente e do patrimônio através dos serviços de prevenção, atividades técnicas, combate a incêndios, salvamentos e defesa civil estando integrado a sociedade e compromissado com a excelência.”
Visão de futuro: “Ser modelo de excelência nos serviços de bombeiros através da prevenção e do atendimento operacional”
Valores: Responsabilidade, Lealdade, Disciplina, Honestidade, Ética, Profissionalismo, Comprometimento.
Política de qualidade: “Através de o cidadão perceber as necessidades da comunidade e assim nos prover de informações para conquista da excelência no atendimento”.

Aliados a nossa história figura-se a pessoa de José Salmen – O General do Fogo, uma personalidade que se destaca por seus atos e ações, que culminaram no enaltecimento dos feitos deste Grupamento de Bombeiros, conforme relato abaixo:

A “Cidade sem Limites” crescia cada vez mais e necessitava de certos empreendimentos [...] OLIVEIRA (1959) [...]:
“Muitas coisas Bauru já possuía, mas ressentiam-se de outras, entre elas reivindicava um Corpo de Bombeiros, pois a população vivia à sombra do medo das chamas que poderiam irromper de um momento para outro e consumir vidas e esperanças.
Pioneiros de tantas coisas, José Salmen foi também o grande pioneiro do combate ao fogo. Instruiu e aparelhou seus funcionários para prestarem serviços contra incêndio.
[...]
Nacib SALMEN fala a respeito do assunto, dizendo:
“Sempre que acontecia qualquer incêndio na cidade, todos recorriam a nós, pois já possuíamos um carro equipado para possíveis eventualidades; sendo assim, substituímos por muito tempo, arriscando a vida e sem nunca cobrar nada de ninguém, o Corpo de Bombeiros, mas, apesar disso, lutávamos para que esse bem viesse para Bauru, pois a responsabilidade aumentava muito, e por mais que tentássemos ser, não éramos e não possuíamos todos os equipamentos que necessita um Corpo de Bombeiros”.

Corrobora OLIVEIRA (1959), RELATANDO QUE:

“Muitos foram os incêndios que José Salmen, juntamente com seus filhos e funcionários ajudaram a combater em Bauru. Dentre eles podemos citar alguns: - Incêndio na residência de Paulo Leite Ribeiro, em 20 de abril de 1952, - Fogo em um barracão de madeira na rua Azarias Leite, - Incêndio irrompido em rua fábrica de móveis, na rua Rodrigues de Abreu, - Incêndio irrompido na fábrica de flores artificiais.
José Salmen teve a participação no combate ao fogo, não apenas nestes já citados e comentados, mas em muitos outros. [...]
OLIVEIRA (1959) cita alguns outros incêndios e diz respeito de um em especial.
“Fogo no Caldeirão de asfalto, duas casas consumidas na Vila Cardia, ameaçado pelas chamas o Hotel Cidade de Bauru, destruído pelas chamas o Jornal Folha do Povo: em todos eles pudemos contar com a presença dos Salmen combatendo o fogo. [...] Era noite de domingo [...] Súbito uma onda de horror desperta a população. Incêndio na rua Batista de Carvalho, ameaçando todo o quarteirão mais comercial da cidade.
Estavam ameaçados pela voracidade das chamas as Firmas Gioso Rabelo, tipografia Brasil, Cia. Singer, Irmãoz Pagani, Lojas Americanas, enfim, todas as que estavam no quarteirão do depósito de Retalhos que incendiava. Nesse momento, como em todos os outros lá estava José Salmen com seus funcionários, extintores em ação, trabalhando incansavelmente [...]
Depois viriam então todas as homenagens que José Salmen merecia, [...]
Entre todas as homenagens prestadas a ele, a que o comoveu muito foi o título de “GENERAL DO FOGO” e um capacete de bombeiro oferecido pela FORD, tributo de reconhecimento por usa coragem e iniciativa, pelo seu amor à causa pública.
José Salmen lutou muito, para que o “Corpo de Bombeiros” chegasse a Bauru, quando isso aconteceu, não podia deixar de ser homenageado; a exemplo temos fotos e recortes de jornais da época.




Figura Ilustre, JOSÉ SALMEN, Filho de Salmen Fleker e Maine Raurate, nasceu em Rachaya Al Wadi (Líbano) em 25/12/1891. Seu nome de origem era Yussef. Em maio de1911a sua família chegou a Santos. Ele começou a trabalhar como mascate na Região de Avaré e Cerqueira César. Em 18 de agosto de 1919 montou uma venda de secos e molhados em Agudos. Casou em 1920 com Olga Helena Mainini e tiveram 6 filhos: Nacib, Nelson, Nilton, Naufal, Nida e Nilce. Em 1922, ainda em Agudos, passou a ser um agente FORD e de lá, abriu uma empresa em Bauru.
Uma curiosidade: o número 34 sempre o acompanhou. Sua casa, seu telefone, a caixa postal de Agudos tinham esse número. A caixa postal de Bauru também, o mesmo acontecendo com sua carteira de habilitação. O número do prédio comercial em Bauru, a Agência Ford da Avenida Rodrigues Alves, era 6-34. Ele morreu num dia 3 e foi sepultado num dia 4. A maioria dos telefones da família, onde isso era possível, recebeu o mesmo número.
Em 1937, José adquiriu o terreno da Avenida Rodrigues Alves para montar sua empresa. Foi um grande filantropo e, pela sua iniciativa no setor, formando combatentes de incêndios quando não havia Corpo de Bombeiros regular na cidade, recebeu o título de “General do Fogo”. Foi ele quem convenceu o prefeito Avallone Júnior a fazer o convênio que permitiu a instalação do Corpo de Bombeiros da Polícia Militar em Bauru. Ele faleceu em 3 de maio de 1958. (Pesquisado por Irineu Azevedo Bastos).




GALERIA DE COMANDANTES



Figuraram no Comando do 12º Grupamento de Bombeiros Oficiais que mantiveram acesa a chama dos ideais estabelecidos por aqueles que fincaram as primeiras estacas visando à construção de uma unidade pautada em Valores e Tradições, dentre eles:


Ten Cel PM Manoel Dantas de Oliveira

Período: 20 de dezembro de 1996 a 21 de agosto de 1999










Ten Cel PM Afonso Wagner Di Vita

Período: 06 de janeiro de 2001 a 10 de abril de 2002











Ten Cel PM Maurício de Campos

Período: 24 de maio de 2002 a 04 de junho de 2003






Ten Cel PM Kioyshi Okuma

Período: 03 de junho de 2003 a 17 de agosto de 2005










Ten Cel PM Dilson Pedro Saltoratto

Período: 04 de janeiro de 2007 a 28 de dezembro de 2008






 Ten Cel PM Peres Santiago Rodrigues

Período: 28 de dezembro de 2008 a 11 de janeiro de 2010










Ten Cel PM José Guerxis de Aguiar

Período: 12 de janeiro de 2010 a 10 de setembro de 2013




                           


Ten Cel PM Rogério Gago

Período: 10 de setembro de 2013 a 06 de setembro de 2017




Ten Cel PM Miguel Ângelo Minozzi

Período: 11 de setembro de 2017 a 06 de janeiro de 2019.




PROGRAMAS EDUCACIONAIS E SOCIAIS DESENVOLVIDOS AO LONGO DA HISTÓRIA
                            Desde a data de sua criação o efetivo do 12º Grupamento de Bombeiros tem realizado inúmeras atividades, buscando a integração com a comunidade e respeitando as tradições e solidificando a responsabilidade e o compromisso social e histórico em relação à comunidade, onde exemplos desses fatos podem ser vistos abaixo:
                                   



OCORRÊNCIAS MARCANTES
AO LONGO DA HISTÓRIA
Algumas ocorrências marcaram a trajetória deste Grupamento, tais como o incêndio no Antigo Estádio Alfredo de Castilho e o Incêndio no Supermercado Confiança, em meados de 2005.




INCÊNDIO CONFIANÇA SUPERMERCADOS EM 2005

A rotina de Bombeiros pode também ser destacada, pois desde a sua criação, o 12º Grupamento de Bombeiros tem sido referência na busca constante do aprimoramento técnico e profissional, visando a capacitação do Profissional Bombeiro, fatos estes observados nas fotos abaixo:










BRASÃO DO 12º GRUPAMENTO DE BOMBEIROS














                                                                                                          

Nenhum comentário:

Postar um comentário