sexta-feira, 17 de junho de 2016

CONHEÇA O PROJETO SOMBRA DA POLÍCIA MILITAR

O Projeto Sombra, desenvolvido pelo 27º Batalhão de Policia Militar do Interior, consiste no emprego de RPAS (Remotely Piloted Aircraft Systems ou Sistema de Aeronave Remotamente Pilotada) de asa rotativa, com o propósito de racionalizar o emprego de meios em ações policiais, de forma a prover maior segurança às equipes em solo e obter material suficiente para melhor subsidiar a adoção de medidas relacionadas às questões de Ordem Pública e Defesa Civil.
Em utilização desde Novembro de 2015, o sistema provou ser extremamente eficaz em ações emergenciais, em razão de sua portabilidade, possível em virtude da acoplagem de todos os seus componentes em uma maleta, a qual permanece disponível constantemente em viatura policial. Também já houve demonstração de eficácia em operações planejadas, dada a capacidade de programação do itinerário da aeronave por Waypoints. Estuda-se, nesse momento, a instalação de câmera térmica, que favorecerá a localização de pessoas em áreas abertas e/ou edificadas.



No ano de 2016, houve emprego relevante do RPAS na detecção casual de uma área de desmatamento ilegal em Área de Preservação Permanente onde se buscava possível plantação de Maconha, bem como em apoio à Prefeitura Municipal de Barra Bonita na identificação de focos de reprodução de vetores do mosquito Aedes Aegypti; e mais ações ainda estão por vir.
Para galgar o atual patamar, diversos meses de preparação foram necessários, tanto no aspecto técnico em termos de preparação de operadores, Hardware e Software, como também na formalização junto às agências reguladoras e na própria Polícia Militar do Estado de São Paulo.
Cap PM Terra segurando o RPAS da Policia Militar
O Projeto Sombra apresenta-se como uma alavanca capaz de impulsionar o desenvolvimento de novos projetos na área de Segurança Pública e de Defesa Civil. Provenientes de parcerias ou mesmo de investimentos com previsão orçamentária, muitos serviços públicos poderão ser beneficiados com mais essa ferramenta tecnológica que está surgindo, exigindo-se, porém, muita seriedade e responsabilidade dos profissionais que pretendem direcionar esforços nesse sentido, a fim de não adotar procedimentos que, de alguma forma, venham a comprometer a segurança de voo e, consequentemente, criar barreiras que possam inviabilizar a estruturação do emprego de Veículos Aéreos Não Tripulados (VANT) no Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário