quarta-feira, 26 de julho de 2023

CADETE RUYTEMBERG ROCHA, HERÓI MORTO EM 1932

 

CADETE RUYTEMBERG ROCHA - MILITAR DA FORÇA PÚBLICA DE SÃO PAULO

O Vigésimo Sétimo Batalhão de Polícia Militar do Interior "Tenente PM Ruytemberg Rocha" leva este nome por Lei Estadual, devido ao heroísmo de Ruytemberg, que nasceu na região, na cidade de Bocaina.
Ele ingressou na Polícia Militar do Estado de São Paulo em 1931. Um ano após seu ingresso, foi transferido, juntamente com outros alunos oficiais, para o Batalhão Marcílio Franco, onde passou a comandar tropas na região da cidade de Itararé, na fronteira dos Estados de São Paulo e Paraná, durante a deflagração da Revolução Constitucionalista de 1932.
Em 26 de julho de 1932, após quase dezessete horas de combate, na tentativa de conter as tropas federais, recebeu um disparo na região da cabeça, o que o levou a óbito.
Ele recebeu honras militares em seu funeral e enterro, que ocorreu na cidade de Buri, momento em que seu ato de bravura, coragem e determinação em cumprir sua missão foram destacados.



ENTRADA DO 27° BATALHÃO DE POLÍCIA MILITAR DO INTERIOR - JAHU


RUA EM SUA HOMENAGEM EM SÃO PAULO, PARQUE MANDAQUI - CEP: 02418-080


HOMENAGENS:

Em Jahu, o Vigésimo Sétimo Batalhão de Polícia Militar do Interior – "Tenente PM Ruytemberg Rocha" – carrega seu nome pelo decreto de Lei estadual 16.951/19.
Na cidade de Buri, em 09 de julho de 2012, foi inaugurado um monumento em sua homenagem.
Foi criado o colar "Cadete PM Ruytemberg Rocha – O Cadete Constitucionalista" para condecorações realizadas na Academia de Polícia Militar do Barro Branco.
Núcleo MMDC Cadete Ruytemberg Rocha.
Em São Paulo, no Parque Mandaqui, há a Rua Cadete Ruytemberg Rocha.


CURIOSIDADE:

Na entrada do Batalhão, de todas as Companhias e Grupamentos do 27°BPM/I, há a foto e a história deste herói que jamais será esquecido por sua bravura e coragem.

"VAMOS TODOS JUNTOS, NINGUÉM FICA PRA TRÁS"





ACOMPANHE NOSSAS REDES SOCIAIS


                       




Nenhum comentário:

Postar um comentário