sexta-feira, 15 de janeiro de 2021

VIGILÂNCIA AÉREA

    O Vigésimo Sétimo Batalhão de Polícia Militar do Interior “Tenente PM Ruytemberg Rocha” conta com um importante aliado em suas atividades operacionais, o “DronePol”. A aeronave não tripulada, dotada de avançada tecnologia está capacitada para monitorar grandes áreas; sua câmera de longo alcance possibilita ao seu operador a visualização de ambientes e a coleta de imagens em tempo real, sem que haja a exposição do equipamento, inclusive minimizando o risco à vida humana em situações que requeiram a observação bastante aproximada em ambientes hostis ou tomados por catástrofes.



    O Drone, pertencente ao Núcleo do Comando de Policiamento do Interior-4, sediado em Bauru, Fabricado por DJI, modelo MAVIC 2 ZOOM L1Z, conta com 7 baterias (cada uma com autonomia aproximada de voo em 25min), rádio aeronáutico, joystick e outros acessórios.



    A nova ferramenta passou a ser explorada em nossa área desde fevereiro de 2020, que gera uma tecnologia em forma de relatórios de inteligência, capazes de fomentar análises e estudos, sempre no apoio às ações sociais e em favor do combate à criminalidade, de forma a agregar qualidade à produtividade e créditos ao trabalho policial-militar.

    A avançada tecnologia tem sido empregada em diversas situações, precipuamente de forma preventiva, em diversas operações como no monitoramento de aglomeração de pessoas durante a Operação Carnaval 2020, onde Dronepol foi empregado no apoio ao policiamento das festividades, permitindo à Polícia Militar o controle de multidões e o aumento da oferta de segurança pública. Outra oportunidade de emprego no controle de multidões vem sendo a identificação de pontos de aglomeração inopinada, pós instalação da pandemia por COVID-19. Com a detecção, os Policiais Militares se deslocam até o local e orientam a comunidade acerca dos cuidados para evitarem e diminuírem as chances de proliferação causada pelo novo Coronavírus e consequentemente solicitam para que evitem o acúmulo de pessoas, sempre em busca da dissuasão pacífica da aglomeração.



    A aeronave também tem atuado diariamente no apoio ao combate à criminalidade, acompanhando o atendimento às ocorrências diversas, em particular no tráfico de drogas, pois a ferramenta possibilita o remoto e dissimulado acompanhamento a infratores da Lei, quando em fuga.



    Alinhado ao avanço da cibertecnologia, o 27º BPM/I - “Tenente PM Ruytemberg Rocha” vem rompendo fronteiras em busca de melhor servir à comunidade.






Nenhum comentário:

Postar um comentário