sábado, 8 de agosto de 2020

08 DE AGOSTO: DIA INTERNACIONAL DO PEDESTRE

    Embora a data celebrada já assim o fosse fora do Brasil, a adoção comemorativa aqui no País se deu a partir da elaboração do Código de Trânsito Brasileiro em 1997. Ainda que a preocupação seja diária, a partir daquele ano buscou-se estabelecer um dia para que se massificasse a campanha de conscientização de condutores e pedestres, quanto aos riscos e prevenções a acidentes de trânsito. O escopo encampado buscava uma mudança de postura, de modo a reverter as conseqüências violentas havidas durante o relacionamento entre pedestres e condutores de veículos, durante o uso comum das vias abertas à circulação de pessoas e veículos por todo o Brasil.


Curiosidades sobre a origem da data comemorativa:
    “O dia 8 de agosto foi escolhido para celebrar o Dia Internacional do Pedestre por um bom motivo. Foi nesta data, no ano de 1969, que uma das mais icônicas fotos do mundo foi clicada, a imagem que estampa a capa do disco “Abbey Road”, dos Beatles. Nela, George, John, Paul e Ringo atravessam a rua de mesmo nome, em fila indiana, sobre a faixa de pedestres - obra do fotógrafo Iain McMillian (com direito a McCartney descalço e com passada invertida). O local, claro, virou ponto turístico - até hoje beatlemaníacos de todo o mundo visitam a rua londrina, tentando reproduzir o clique. A primeira opção para o nome do álbum, era “Everest” - mas a ideia de viajar até o sudeste asiático apenas para fazer uma foto ao pé da montanha mais alta do mundo fez com que a banda optasse por outro nome, de local um pouco mais próximo. Não deixe de acompanhar nossos canais e ficar por dentro das novidades.” (fonte: https://www.hyundai.com.br/descubra/diainternacionalpedestre2019.html)
Londres, “Abbey Road”, a famosa “Rua dos Beatles”.



Dicas de travessia para os pedestres: 

1) Segurança na travessia: Atravesse as ruas olhando para ambos os lados, respeite os sinais de trânsito e faixas para pedestres. 

2) Comunicação com os motoristas: Antes de atravessar na frente dos veículos, faça contato visual com os motoristas para ter certeza de que eles te viram. 

3) Travessia na faixa: Utilize a faixa de pedestres sempre que disponível. Quando não houver, procure outros locais seguros para atravessar, seja na esquina, em passarelas ou próximo a lombadas eletrônicas. 

4) Pontos cegos: Não atravesse a rua por trás de carros, ônibus, árvores ou postes, pois a probabilidade de você não ser visto é grande. 


Dicas para motoristas evitarem atropelamentos: 

1) Não induza o pedestre a atravessar mais rápido: Se caso o pedestre já tiver iniciado a travessia e, durante esse tempo o semáforo mudar, o pedestre tem a prioridade para concluir a travessia. 

2) Dê a preferência: seja gentil e facilite a travessia. Quando houver faixa sem sinal luminoso, a preferência é do pedestre. 

3) Atenção: Um atropelamento é sempre uma tragédia. Por isso, na proximidade de pedestres, reduza a velocidade e redobre a atenção. 

4) Faixa de pedestres: Como o próprio nome já diz, a faixa é para a travessia dos pedestres. Não pare na faixa. 

5) Buzina: Evite buzinar o tempo todo para pedestres. Isso só causa stress e sustos desnecessários, o que pode comprometer a segurança. 



“Respeitadas as normas de circulação e conduta:

1) os veículos de maior porte serão sempre responsáveis pela segurança dos menores;

2) os motorizados pelos não motorizados; 

3) e todos juntos, pela incolumidade dos pedestres”.






SEÇÃO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL DO 27ºBPM/I-TEN PM RUYTEMBERG ROCHA

Nenhum comentário:

Postar um comentário