Há exatamente sete anos, em 13 de junho de 2013, era anunciada, por meio da DIRETRIZ Nº PM3-002/02/13, o PROGRAMA VIZINHANÇA SOLIDÁRIA (PVS). Chamado de Programa, pelo próprio título da norma, ele consiste numa gama de atribuições com uma diversidade de responsabilidades ao Estado e à comunidade. Mas basicamente fomenta a mobilização de uma determinada vizinhança para participar ativamente do PVS e realizar ações de prevenção primária.
Recentemente, em virtude do sucesso alcançado pelo PVS em nível Estadual, o Governo do Estado laçou uma vertente do Programa com objetivos voltados à proteção de escolas. À sigla original, referenciada ao título, foi adicionada a letra “E”, intitulando essa ramificação do Programa como PVSE (Programa Vizinhança Solidária Escolar).
O PVSE, Programa Vizinhança Solidária Escolar, desenvolve-se por meio de uma rede de contatos, via aplicativo de Whatsapp, formado pela vizinhança do prédio escolar com: os gestores e funcionários da escola, comerciantes, pais de alunos, ocupantes do cargo de zeladoria escolar e Polícia Militar, para juntos, contribuírem pelo zelo ao patrimônio público, visando à segurança da escola e seu entorno.
Para tanto, com o objetivo de implementar o Programa de Vizinhança Solidária Escolar (PVSE), através da parceria com a Polícia Militar, o Governo orienta para que o gestor escolar mantenha contato com o Comandante do policiamento local em cada Município, de modo a iniciar as tratativas para a sua implantação.
De modo pioneiro, aqui na área do 27º BPM/I, a cidade de Jahu já conta várias escolas participando dos grupos. A primeira Unidade Escolar a aderir ao Programa foi a “Escola Estadual Álvaro Fraga Moreira”. Agora, na quarta-feira, 06 de junho, a Direção, juntamente com o Agente de Organização Escolar, o Sr. Fillipi Volpato e o Soldado PM Bueno, da Ronda Escolar, fomentaram junto ao Comandante da PM local, o Sr. Capitão PM Fernando Henrique Perpétuo Pauli, a consolidação da parceria; que na oportunidade afixaram nas residências as placas indicadoras de membro participante do Programa, indicando ostensivamente que são famílias amigas do PVSE.
Essa ação, ladeada pela confiança mútua, foi recebida com muita satisfação pela comunidade, pois nota-se que, uma vez que a parceria induzida pela confiança passa a ser capaz de produzir a confidencialidade de informações aos órgãos responsáveis pela Segurança Pública, informações essas mantenedoras da sensação de segurança, capazes de consolidar uma cultura de Segurança e Paz, sentimentos almejados e tão necessários, principalmente nesses tempos difíceis em que estamos vivendo.
#POLICIAMILITARSP
#AFORÇAPÚBLICADESÃOPAULO
#27BPMIJAU
SEÇÃO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL DO 27º BPM/I
Nenhum comentário:
Postar um comentário