quinta-feira, 30 de abril de 2015

BATALHÃO PARTICIPA DE MISSA À SANTO EXPEDITO

       No domingo dia 19 de Abril ás 19:00h, na Igreja de Santa Clara, na cidade de Jaú, foi celebrada uma missa à Santo Expedito, Santo este que é padroeiro dos Policiais Militares.
         O rito foi celebrado pelo Padre Daniel e contou com a participação do Major PM Jefferson Bastos, Comandante do 27º BPM/I, e de vários outros policiais militares do batalhão, além de PM do 2º BPAmb, e do pelotão da cidade de Barra Bonita.

Efetivo da Polícia Militar que participou da celebração com Pe Daniel e imagem de Santo Expedito ao fundo

Pe Daniel conduzindo a celebração


Sub Ten PM Ulian 


Entrada dos Policiais Militares



SD PM Gonçalves



CB PM Sílvio entregando a imagem de Santo Expedito ao Pe Daniel


Imagem de Santo Expedito



CB PM Claudinei conduzindo um colete da PM para o altar

CB PM Maurício e SD PM Gonçalves da Polícia Ambiental conduzindo mudas de árvores nativas da região para o altar

CB PM Sílvio durante leitura

Pe Daniel explicando a vida de Santo Expedito

Pe Daniel falando sobre os símbolos da PM presentes no altar




Maj PM Jefferson Bastos





HISTÓRIA DE SANTO EXPEDITO

     Santo Expedito era um militar, comandante da 12ª Legião Romana, baseada em Malitene, na Capadócia (atual Armênia). Ele comandava cerca de 8 mil homens, e defendia as fronteiras do Império Romano contra os bárbaros asiáticos.
     Sua Legião era intitulada como "Fulminante", devido à gloriosa vitória em difícil ação militar contra os bárbaros às margens do rio Danúbio, marcada pelo heroísmo e coragem dos combatentes. A Legião era composta, em sua maioria, por cristãos.
     Santo Expedito comandou a XII Legião de 296 a 303 DC .
     Para ser comandante de uma Legião Romana era preciso muita competência e bravura, tanto que, alguns anos antes, a mesma XII Legião fora comandada pelo Imperador Romano Marco Aurélio, numa campanha onde hoje é a Eslováquia.
    Sabe-se que Santo Expedito era um líder competente. Seu cargo equivaleria hoje ao de um General. Ele se tornou famoso por manter a disciplina dos soldados, sendo que todos o respeitavam.
    Santo Expedito resolveu converter-se ao Cristianismo quando já era comandante do Exército Romano. Certa vez, o demônio lhe apareceu, sob a forma de um corvo e lhe segredou: " Cras...cras...cras", palavra latina que significa "amanhã...amanhã...amanhã", o que poderia ser interpretado como "deixe para amanhã, não tenha pressa, adie sua conversão". Mas Santo Expedito, rapidamente, mostrando a cruz, pisoteou o corvo, esmagando-o e gritando: "Hodie", que significa "hoje", "é para hoje minha conversão!", "é para já". 
    Tocado pela Graça de Deus, converteu-se ao Cristianismo, mesmo sob ameaça de perseguição do Imperador, e resolveu mudar de vida. Convertido, ele continuou por um tempo ainda chefe de sua Legião, conseguindo também converter seus soldados ao Cristianismo.
      Santo Expedito lutava com valentia e destemor,  e seus feitos, aliados à sua conversão, e de sua tropa, começaram a chamar a atenção de todos, chegando ao conhecimento do Imperador Deocleciano, que passou a persegui-lo, bem como a seus soldados.
      A importância de sue posto fazia dele uma influência muito forte a favor do Cristianismo dentro do Império Romano, por isso, ele se tornou um alvo prioritário para o Imperador.
      Santo Expedito foi preso por ordem de Deocleciano e forçado a renunciar à sua nova fé, porém, ele se recusou a adorar deuses pagãos e não renunciou, sendo, então, flagelado e depois decapitado, em 303, na cidade de Melitene, no dia dia 19 de abril.
       Por causa de sua história, ele é invocado nos casos que exigem solução imediata, já que Santo Expedito não adia seu auxílio para amanhã. Ele atende hoje mesmo, ou na hora em que se precisa de sua ajuda. Ele é o santo das causas urgentes.
      Ele é o protetor dos Militares, e mais especificamente, Padroeiro da Polícia Militar.
      
      Quantas vezes vivemos, em nossos dias, situações que necessitam de soluções urgente, rápidas e definitivas? Com Santo Expedito temos ao nosso lado um soldado, um guerreiro que intercede por nós junto a Deus Nosso Senhor.



Nenhum comentário:

Postar um comentário