quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

POLÍCIA BLOQUEARÁ CELULARES ROUBADOS EM ATÉ 12 HORAS APÓS COMUNICAÇÃO DO ROUBO




    Após reunião entre o secretário de Segurança Pública, Alexandre de Moraes, e representantes de cinco empresas operadoras (Claro, Nextel, Oi, Tim e Vivo) ficou decidido que os telefones celulares furtados ou roubados no Estado de SP serão bloqueados pelas respectivas operadoras em um prazo máximo de 12 horas após o registro do crime.
     As operadoras relatam que normalmente os usuários pedem apenas o bloqueio do chip, sendo raros os casos de vítimas que pedem o bloqueio do aparelho.
     Para que a vítima tenha seu aparelho bloqueado totalmente, é necessário informar no ato da comunicação do crime, a operadora e o número de IMEI (identificação internacional de equipamento móvel, em português), esse IMEI funciona como uma identidade do aparelho. Após informar esses dados, que são obrigatórios, a própria polícia avisará a operadora para que faça o bloqueio do aparelho.
     Com essa medida acredita-se em uma queda considerável nesse tipo de crime, porque o aparelho se tornará um objeto inútil, lembrando que o furto/roubo de celulares representam 52% dos objetos subtraídos no Estado, chegando a cerca de 17 mil aparelhos por mês.
     Outra medida que fortalecerá a queda desse tipo de delito é o cancelamento da inscrição estadual de estabelecimentos que forem flagrados comerciando desbloqueadores sem autorização.

   Achando o número de IMEI





     Várias são as formas de encontrar o numero do IMEI de um aparelho, uma delas e mais usual é digitar *#06# no local onde você normalmente iria digitar o telefone de alguém. No geral, não será preciso clicar em "Chamar" ou "Enviar", pois o número surgirá na tela assim que você terminar de digitar o código, esse número deve ser copiado e mantido em local seguro e de rápido acesso.

 Outra forma de ter acesso ao número de  IMEI é remover a bateria do celular, normalmente o número estará impresso em um adesivo fixado diretamente no aparelho.


Nenhum comentário:

Postar um comentário