Batalhão da Polícia Militar do Estado de São Paulo responsável pelo policiamento ostensivo nas seguintes cidades: Jaú, Barra Bonita, Bariri, Igaraçu do Tietê, Dois Córregos, Mineiros do Tietê, Itapuí, Bocaina, Itaju e Boraceia.
Na madrugada de quarta-feira, 29 de maio de 2024, policiais militares do 27º Batalhão de Polícia Militar do Interior detiveram em flagrante um traficante com cocaína e maconha. Os policiais estavam em patrulhamento pelo bairro Jardim Orlando Chesini Ometto II - Jahu, quando se depararam com um indivíduo, que ao notar que seria abordado, saiu correndo na tentativa de fuga, porém foi detido. Com ele havia 26 pinos de cocaína, 4 saquinhos de maconha e uma balança de precisão, bem como alguns apetrechos para embalar as drogas.
O homem foi preso e conduzido para a Central de Polícia Judiciária, onde permaneceu detido pelo crime de tráfico de drogas.
Na noite de terça-feira, 28 de maio de 2024, policiais militares do 27º Batalhão de Polícia Militar do Interior detiveram em flagrante um traficante de cocaína.
Os policiais estavam em patrulhamento pelo bairro Jardim Orlando Chesini Ometto - Jahu, quando um indivíduo tentou se esquivar da abordagem, porém foi detido e, com ele, foi localizado 21 pinos de cocaína, totalizando 40g, além de dinheiro em espécie proveniente do tráfico.
Ele foi preso e conduzidos para a Central de Polícia Judiciária, onde permaneceu detido pelo crime de tráfico de drogas.
Na manhã de quarta-feira, 22 de maio de 2024, a Polícia Militar esteve presente no evento Maio Amarelo em Jahu.
O cenário era o seguinte: um motociclista em alta velocidade colidiu com um veículo onde havia uma pessoa desorientada e um diabético em hipoglicemia, além de atropelar estudantes em saída para passeio escolar.
Uma equipe de trânsito estava próxima e acionou o Samu pelo telefone 192. O setor de trânsito fez a sinalização da via e a Polícia Militar chegou e isolou a área para que ninguém se aproximasse do local, realizando também a segurança de todos os envolvidos no acidente e aqueles que chegaram para ajudar, a fim de evitar mais acidentes e vítimas. O Corpo de Bombeiros, Samu – USA, Eixo e inspeção de tráfego – equipe de resgate, em conjunto, realizaram o resgate das vítimas e as retiraram do local.
Toda a ação aconteceu de forma ordenada e organizada.
Para finalizar, chegou a Polícia Científica, que realizou a coleta de informações do local do acidente.
A frase final foi:
"MAIO AMARELO – 'PAZ NO TRÂNSITO COMEÇA POR VOCÊ'".
FAÇA SUA PARTE COMO CIDADÃO E ESTEJA SEMPRE ATENTO AS DICAS DE SEGURANÇA!
Na manhã de quarta-feira, 22 de maio de 2024, o Tenente Coronel PM Márcio Adriano Michelassi, comandante do 27º BPM/I, presidiu a reunião dos sargentos sob seu comando. Ao lado dele estavam o Major PM Murad (Subcomandante) e a Major PM Ana Cláudia (Coordenadora Operacional).
A reunião dos sargentos da Polícia Militar de São Paulo é crucial para garantir a eficiência operacional e a coesão dentro da corporação. Além de discutir assuntos pertinentes à segurança pública, como estratégias de patrulhamento e combate ao crime, esses encontros oferecem uma oportunidade valiosa para os sargentos compartilharem experiências, conhecimentos e técnicas.
Isso promove a socialização entre os membros da equipe, fortalecendo os laços de confiança e colaboração, fundamentais para o sucesso das operações policiais e para o bem-estar da comunidade.
Na madrugada de terça-feira, 21 de maio de 2024, policiais militares do 27° Batalhão de Polícia Militar do Interior prenderam em flagrante um homem por violência doméstica e porte de arma.
Os policiais foram acionados para atender uma ocorrência de violência doméstica no bairro Jardim Alvorada - Jahu.
Ao chegarem ao local, encontraram o filho adolescente da mulher, que informou que sua mãe estava trancada no banheiro porque seu padrasto estava a agredindo e havia quebrado algumas coisas da casa. Após colocarem a vítima em segurança, descobriram que o agressor também tinha uma arma de fogo calibre 38, com a qual ameaçava frequentemente a esposa.
O homem foi preso e encaminhado para a Central de Polícia Judiciária, onde permaneceu detido pelo crime de violência doméstica e porte ilegal de arma de fogo de uso restrito.
Na madrugada de segunda-feira, 20 de maio de 2024, policiais militares do 27º Batalhão de Polícia Militar do Interior detiveram em flagrante dois traficantes.Os policiais estavam em patrulhamento pelo bairro Jardim Orlando Chesini Ometto - Jahu, quando dois indivíduos saíram correndo, tentando se esquivar da abordagem, porém foram detidos e, com o homem, foi localizado 12 pinos de cocaína, totalizando 30g; já com o menor de idade, foram encontrados 7 pinos de cocaína e uma porção bruta da droga, totalizando 40g, além de dinheiro em espécie.
Eles foram conduzidos para a Central de Polícia Judiciária, onde o homem permaneceu detido pelo crime de tráfico de drogas, enquanto o menor foi liberado.
Na noite de segunda-feira, 20 de maio de 2024, policiais militares do 27° Batalhão de Polícia Militar do Interior prenderam em flagrante um homem com uma réplica de uma arma Glock.
Após receberem informações de que um homem estava caminhando pela rua armado com uma pistola Glock no bairro Residencial Bernardi - Jahu, os policiais foram verificar e se depararam com um homem que, ao notar a presença das viaturas, arremessou algo que estava em sua cintura em uma área de mata e tentou correr, porém foi detido.
Durante a busca na mata, localizaram uma réplica de arma do modelo Glock.O homem carregava a arma para ir até a casa de sua namorada com a intenção de intimidá-la.
Ele foi preso e conduzido para a Central de Polícia Judiciária, onde prestou esclarecimentos sobre os fatos e a arma ficou apreendida.
O Programa Educacional de Resistência às Drogas e a Violência – PROERD, que tem como objetivo orientar as crianças sobre os malefícios das drogas, a não praticar a violência, a manter um estilo de vida saudável, incentivando ações positivas, a importância da família e dos amigos, além de orientar sobre os direitos e deveres de todo cidadão, foi implantado no 27º Batalhão de Polícia Militar do Interior no ano de 1999, desde então já formou 95.587 alunos em toda a área de abrangência do Batalhão, que compreende as cidades de Jahu, Barra Bonita, Bariri, Bocaina, Boracéia, Dois Córregos, Igaraçu do Tietê, Itapuí, Itaju e Mineiros do Tietê.
Já no âmbito da Polícia Militar do Estado de São Paulo, o programa teve início em 1993, e possui a incrível marca de 11.275.340 alunos formados.
A Lei Nº 12.901, de 8 de Abril de 2008, instituiu a data de 19 de maio como o “Dia Estadual do PROERD”, momento em que celebramos os 25 anos de implantação do programa no 27º BPM/I.
Para comemorar esta ocasião tão especial, registramos o emocionante encontro do 1° Tenente PM Pavan com sua instrutora do PROERD, a 3° Sargento PM Jocinéia, após 22 anos.
O 1° Tenente PM Pavan foi aluno do PROERD no ano de 2002, tendo ingressado na Polícia Militar no ano de 2011, e desde então não teve mais contato com a sua querida instrutora.
Jocinéia ingressou na Polícia Militar no ano de 1987; em 1999 fez o curso para se tornar instrutora do PROERD, e se aposentou no ano de 2014, como 3º Sargento PM Jocinéia.
O Comandante do 27° Batalhão de Polícia Militar do Interior, os Oficiais e Praças, agradecem a todos os instrutores do PROERD pela dedicação nessa nobre missão, bem como à população, sempre receptiva ao desenvolvimento do programa, que impacta positivamente a vida das crianças.
Na tarde de quarta-feira, 15 de maio de 2024, foi desencadeada a Operação Maio Amarelo. A Fiscalização de trânsito se deu na cidade de Bariri.
O Maio amarelo é uma forma de conscientizar os motoristas sobre a importância de alguns cuidados com seus veículos e atitudes ao transitar pelas ruas, a fim de tornar o trânsito mais seguro para todos.
Na noite de quarta-feira, 15 de maio de 2024, policiais militares pertencentes ao 27º Batalhão de Polícia Militar do Interior prenderam em flagrante um traficante em Igaraçu do Tietê.
A equipe estava em patrulhamento pelo bairro Vila Nossa Senhora Aparecida, quando um homem, ao notar a presença da viatura, jogou algo no chão e acelerou o passo na tentativa de se evadir do local, sendo abordado e localizada uma pedra bruta de crack.
Ele foi preso e encaminhado para a Central de Polícia Judiciária em Jahu, onde permaneceu à disposição da justiça pelo crime de tráfico de drogas.
Na tarde de terça-feira, 14 de maio de 2024, policiais militares pertencentes ao 27º Batalhão de Polícia Militar do Estado de São Paulo prenderam em flagrante um adolescente que traficava cocaína no bairro.
Após receber denúncia anônima de que no bairro Jardim Olímpia, em Jahu, estava ocorrendo tráfico de drogas, os policiais foram até o local e se depararam com o menor de idade comercializando cocaína, com ele haviam 33 saquinhos plásticos com a droga.
Ele foi conduzido para a Central de Polícia Judiciária, onde foi mantido detido pelo ato infracional de Tráfico de Drogas.