O 27º Batalhão de Polícia Militar do Interior comemorou no ultimo dia 07 de maio, na Estância Santa Paula, em Dois Córregos , os 55 de criação da Policia Militar Feminina no Estado de São Paulo.
Foi na década de 50 que surgiu a idéia de empregar mulheres em missões policiais no Brasil e em 12 de maio de 1955, sob o decreto nº 24548, institui-se, na Guarda Civil de São Paulo, o corpo de Policiamento Especial Feminino tendo a Dra. Hilda Macedo como a primeira comandante.
Estava criada, assim, a primeira Policia Feminina do Brasil, pioneira também na América Latina, sendo-lhe atribuídas às missões que melhor se ajustavam ao trabalho feminino conforme as necessidades sociais da época: a proteção de mulheres e jovens.
As 12 mulheres escolhidas e sua Comandante foram chamadas “as 13 mais corajosas de 1955” .
Nos primeiro anos, agiam no campo da prevenção e como força de apoio a outros órgãos, nos postos policiais da Estações de Trem Sorocabana e Luz, e também no aeroporto de Congonhas.
Em Jaú as primeiras policiais femininas chegaram somente em dezembro de 1987, sendo 15 soldados e 01 sargento feminino, que ficaram encarregados do policiamento de trânsito. Sendo que a primeira oficial feminina só chegou em 2005, sendo a tenente Letícia Marestoni.
Nestes 55 anos de existência ampliaram as missões e a mulheres foram integradas operacionalmente em todas as atividade da Polícia Militar, podendo exercer qualquer função em qualquer localidade.
Em 2001, foi criado, no âmbito institucional, o dia do “Policial Militar Feminino” com o intuito de não se perder um fato significativo na História do Brasil e na bela trajetória da Polícia e no Estado de São Paulo.
O evento teve a participação das mulheres das policias militar e civil
Comunicação Social